Intelectuais negros e a educação

saberes, resistências e transformações

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Resumo

A educação se constitui como dimensão da vida em sociedade. No entanto, no curso da história, ela tem sido forjada e interpretada pelas lentes eurocêntricas da branquitude, dentro e fora da universidade. Em razão disso, este artigo aborda os sentidos da educação, privilegiando as epistemologias negras. Trata-se de um ensaio, realizado por meio de revisão bibliográfica, que evidencia a necessidade de lançar luz aos intelectuais negros, favorecendo uma intelectualidade popular, antirracista e decolonial sobre a educação.

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Biografia do Autor

Lilian Angélica da Silva Souza Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFRJ, Brasil. Coordena a Rede de Estudos, Pesquisa, Extensão e Ensino sobre Serviço Social e Educação (REPENSSE). E-mail: profa.lilian.assouza@gmail.com.

Deivi Ferreira da Silva Matos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Docente e doutorando em Serviço Social da UFRJ. Pesquisador da REPENSSE. E-mail: s.davidmattos@gmail.com

Camylla Neto Saldanha da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Serviço Social pela UFRJ. Pesquisadora da REPENSSE. E-mail: fonseca.camylla@gmail.com.

Letícia Silva de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestranda em Serviço Social (UFRJ). Pesquisadora da REPENSSE e do Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos, UFRJ. E-mail: leticiabreufrj@gmail.com

Luiza Guimarães Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel em Serviço Social pela UFRJ. Pesquisadora da REPENSSE. E-mail: luizaguimaraesoliveira98@gmail.com

Beatriz Sabino Estanqueiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

 Bacharel em Serviço Social pela UFRJ. Pesquisadora da REPENSSE. E-mail: beatrizestanqueiro@gmail.com

Publicado

2025-08-22

Como Citar

Souza, L. A. da S. S., Matos, D. F. da S. ., Fonseca, C. N. S. da ., Abreu, L. S. de ., Oliveira, L. G. ., & Estanqueiro, B. S. . (2025). Intelectuais negros e a educação: saberes, resistências e transformações. Revista Eletrônica Mutações, 18(30), 45–61. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18493