//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/issue/feedRevista Eletrônica Mutações2025-08-01T20:33:48+00:00Gladson Rosas Hauradou & Amor António Monteirorelemufam@gmail.comOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;"><strong>A Revista Eletrônica Mutações (RELEM)</strong> é um periódico científico-tecnológico semestral (com publicação de edições especiais e suplementares) ligado à <strong>Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos - NEPAM/UFAM: </strong><a title="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719" href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719</a><strong>; </strong>ao <strong>Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Trabalho, Saúde e Serviço Social - NEPTRASS/UFAM:</strong> <a title="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462" href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462">http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462</a> <strong>e ao Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). </strong>Reúne trabalhos inéditos relacionados à cultura, linguagem e espacialidade. As edições se constituem na forma de dossiês temáticos (artigos científicos, resenhas, reportagens, visualidades e entrevistas), com temas relacionados à linguagem (discursos e conteúdos), cultura (comunicação, mídia e cibercultura) e espacialidade (territorialidades, representações e espaços vividos). <strong>Tendo como escopo fomentar diálogos interdisciplinares</strong>, <strong>o periódico objetiva publicar textos que levam em consideração o fato dos ambientes sociais representarem modelos políticos e econômicos e, portanto, expressarem lutas e conflitos disseminados no cotidiano</strong>.</p> <p style="text-align: justify;">A Revista Eletrônica Mutações (ISSN Eletrônico 2178-7018) foi classificada pelo Sistema Qualis-Periódico da CAPES no Quadriênio 2017/2020 e apresenta o <em><strong>QUALIS CAPES: B3 (Comunicação e Informação, Engenharias III, Interdisciplinar, Linguística e Literatura, Serviço Social e Sociologia.</strong></em></p> <p style="text-align: justify;">No Quadriênio 2014/2016, no estrato B4 nas áreas de Geografia, Interdisciplinar e Planejamento Urbano e Regional / Demografia, no estrato B5 na área de Ciências Ambientais, Comunicação e Informação, Psicologia, Sociologia e no estrato C na área de Linguística e Literatura.</p> <p style="text-align: justify;">O processo de avaliação obedece ao modelo duplo cego (double anonymous peer review).</p> <p style="text-align: justify;">A Relem utiliza Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0): <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR">https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.</a></p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"><em><strong>Está em processo de revisão da política editorial de modo a ampliar o espectro de alcance científico.</strong></em></p>//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18396Instituto Koké-Pataxí2025-07-24T22:02:19+00:00Raquel Mota Mascarenhas Pataxórmmascarenhas.ufop@gmail.com<p>Apresenta relato de experiência de atuação profissional desenvolvida através do <em>Instituto Koké-Pataxí</em>, programa de extensão vinculado a ações de ensino e pesquisa, que objetiva <em>promover a retomada indígena no espaço-tempo presente</em>. Coordenado por pataxó indígena mulher assistente social e docente em Serviço Social numa instituição de ensino superior pública, visa fomentar a interação entre universidade e povos indígenas e colaborar para formação antirracista no Serviço Social brasileiro.</p> <p><strong>Referências</strong></p> <p> </p> <p>ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Brasília: CFESS, 1996.</p> <p>ABEPSS. Proposta de Ementa do GTP Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social. Temporalis, Brasília, ano 12, n. 24, jul./dez. 2012.</p> <p>APIB. Revista Acampamento Terra Livre 2022. Disponível ema: <a href="https://apiboficial.org/files/2022/06/ATL2022_REVISTA_v3.2.pdf">https://apiboficial.org/files/2022/06/ATL2022_REVISTA_v3.2.pdf</a>. Acesso em: 22 out. 2022.</p> <p>ABRASSPI. <strong>Manifesto Serviço Social e Povos Indígenas</strong>: aproximações e desafios do tempo presente. Disponível em: <a href="https://drive.google.com/file/d/133RFi723MFI5MgM-18fZHcKhzc4Qr3l6/view">https://drive.google.com/file/d/133RFi723MFI5MgM-18fZHcKhzc4Qr3l6/view.</a> Acesso em: jul. 2022.</p> <p>BRASIL. Presidência da República. Lei n. 8.662 de 7 de julho de 1993, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Brasília, 1993.</p> <p>CASTANHA, M. <strong>Pindorama</strong>: terra das palmeiras. São Paulo: Cosac Naify, 2007.</p> <p>CFESS. Resolução CFESS n. 273/1993, que institui o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, com as alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS n. 290/1994, 293/1994, 333/1996 e 594/2011. Brasília: CFESS, 1993.</p> <p>CFESS. Caderno 3: racismo – Série: Assistentes social no Combate ao Preconceito. Brasília: CFESS, 2016.</p> <p>CHAKARUNA. <strong>Abya Yala Sin Frontera</strong>. Disponível em: <a href="http://hernehunter.blogspot.com/2009/07/entre-%20america-e-abya-yala.html">http://hernehunter.blogspot.com/2009/07/entre- america-e-abya-yala.html</a>. Acesso em: 16 fev. 2023.</p> <p>FUNAI. <strong>Site institucional</strong>. Disponível em: <a href="http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/quem-sao">http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/quem-sao.</a> Acesso em 05 nov. 2019.</p> <p>FUNAI. Dados do Censo 2022 revelam que o Brasil tem 1,7 milhão de indígenas. <strong>cidade</strong>, 07 ago. 2023. Disponível em: <a href="https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/dados-do-censo-2022-revelam-que-o-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas">https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/dados-do-censo-2022-revelam-que-o-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas</a>. Acesso em: 18 ago. 2023.</p> <p>DUSSEL, E. <strong>1492 O encobrimento do outro</strong>: a origem do mito da modernidade. Tradução Jaime A. Clasen. São Paulo: Vozes,1993.</p> <p>GONÇALVES, S. N. <strong>“Mulheres dos Escombros”: </strong>a condição das mulheres periféricas em tempos de catástrofes. Rio de Janeiro: Revan, 2019.</p> <p>I MARCHA DAS MULHERES INDÍGENAS. <strong>Documento Final da Marcha das Mulheres Indígenas: "Território: nosso corpo, nosso espírito"</strong>. Disponível em: <a href="https://cimi.org.br/2019/08/marcha-mulheres-indigenas-%20documento-final-lutar-pelos-nossos-territorios-lutar-pelo-nosso-direito-vida/">https://cimi.org.br/2019/08/marcha-mulheres-indigenas- documento-final-lutar-pelos-nossos-territorios-lutar-pelo-nosso-direito-vida/</a>. Acesso em: 12 dez. 2019.</p> <p>KRENAK, A. Ideias para adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.</p> <p>KRENAK, A. Caminhos para a cultura do Bem-Viver. Organizador do e-book Bruno Maia. Rio de Janeiro: 2020.</p> <p>LACERDA, R. F. A “Pedagogia Retomada”: uma contribuição das lutas emancipatórias dos povos indígenas no Brasil. <strong>Interritórios</strong>, v.7, n.13, 2021.</p> <p>MARX, K. <strong>Manuscritos Econômicos-Filosóficos de 1844</strong>. São Paulo: Boitempo, 2010.</p> <p>MIÑOSO, Y. E.; CORREAL, D. G.; MUÑOZ, K. O. Introduccion. In: MIÑOSO, Y. E.; CORREAL, D. G.; MUÑOZ, K. O (orgs.). <strong>Tejiendo de otro modo</strong>: Feminismo, epistemología y apuestas descoloniales en Abya Yala. Popaván: Editorial Universidad del Cauca, 2014.</p> <p>PATAXÓ, K. <strong>Trioká Hahão Pataxi </strong>– Caminhando pela história pataxó. São Paulo: Garçoni, 2004.</p> <p>PATAXÓ, R. M. M. <strong>O Canto do Antropoceno</strong>: a questão ambiental como emergência do espaço-tempo presente. Tese, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2024.</p> <p>POSTONE, M. <strong>Tempo, trabalho e dominação social</strong>. São Paulo: Boitempo, 2014.</p> <p>POTIGUARA, E. <strong>Metade cara, metade máscara</strong>. Rio de Janeiro: Grumin Edições, 2004.</p> <p>PRÉZIA, B. História da Resistência Indígena: 500 anos de luta. São Paulo: Expressão Popular, 2017.</p> <p>TUPINAMBÁ, A. M. P. S. Memória e ancestralidade. In: KAYAPÓ, A. N. K. L.; PAYAYÁ, J. S. L.; TUPINAMBÁ, A. M. P. S. (org.), <strong>WAYRAKUNA.</strong> Polinizando a vida e semeando o Bem Viver. 2 ed. Teresina: Cancioneiro, 2025.</p> <p>SILVÉRIO, P. H. B. <strong>Jardim Sensorial da UFJF, um Espaço de Terapia e Conscientização</strong>. Dissertação, Pós-Graduação em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação dos Recursos Naturais, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2017.</p> <p>SOLÓN, P. Bem Viver. In: SOLÓN, P (org.). <strong>Alternativas sistêmicas</strong>. São Paulo: Elefante, 2019.</p> <p>STEFFEN, W.; PERSSON, Â.; DEUTSCH, L.; ZALASIEWICZ, J.; et al. The Anthropocene: From Global Change to Planetary Stewardship. <strong>Ambio</strong>, v. 40, n. 7, dez. 2011b</p> <p>UFOP. Resolução CUNI n. 1.868 de 17 de fevereiro de 2017, que estabelece o Estatuto da Universidade Federal de Ouro Preto. Brasília: Diário Oficial da União, 2019. Disponível em: <a href="https://ufop.br/estatuto-e-regimento">https://ufop.br/estatuto-e-regimento</a>. Acesso em: 10 out. 2022.</p> <p>UFOP. Resolução CUNI n. 1.959 de 28 de novembro de 2017, que aprova o Regimento Geral da Universidade Federal de Ouro Preto. Brasília: Diário Oficial da União, 2019. Disponível em: <a href="https://ufop.br/estatuto-e-regimento">https://ufop.br/estatuto-e-regimento</a>. Acesso em: 10 out. 2022.</p> <p>KAYAPÓ, A. N. K. L.; PAYAYÁ, J. S. L.; TUPINAMBÁ, A. M. P. S. (org.), <strong>WAYRAKUNA.</strong> Polinizando a vida e semeando o Bem Viver. 2 ed. Teresina: Cancioneiro, 2025.</p>2025-08-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18492HORIZONTES DA PRÁXIS ANTIRRACISTA NO SERVIÇO SOCIAL EM CONTEXTOS LUSÓFONOS2025-08-01T18:22:47+00:00Greyssy Kelly de Souza Araujo de Souzagreyssyaraujo@unilab.edu.brNathália Diorgenes Ferreira Limanathaliadiorgenes@unilab.edu.brDaniel de Souza Camposdaniel.ufano@gmail.comAmor António Monteirofeno.amor@ucan.eduSimão João Sambasisamba2@hotmail.com<p>A complexidade das<strong> estruturas raciais e das desigualdades étnico-raciais nos países e comunidades lusófonas</strong> exige do Serviço Social uma atuação profissional qualificada, fundamentada e orientada por princípios ético-políticos que promovam a justiça social, a equidade e a democracia. Nesse sentido, a compreensão das nuances históricas, culturais e socioeconômicas desses contextos, incluindo as interseccionalidades entre relações étnico-raciais, gênero e classe, é essencial para o desenvolvimento de práticas interventivas antirracistas eficazes.</p> <p>Nesse sentido, a <strong>Revista Mutações </strong>convidou à reflexão e à partilha de experiências que articulassem a formação acadêmica e o trabalho profissional em territórios marcados pela herança colonial, patriarcal e escravista, dando ênfase também às diretrizes ético-políticas da profissão e as estratégias de organização da categoria profissional do Serviço Social nos países de língua portuguesa. Sob esta perspectiva, as produções foram assimiladas com base nos seguintes Eixos Temáticos:</p> <ol> <li><strong>Fundamentos Históricos, Teórico-Metodológicos e Ético-Político do Serviço Social na Lusofonia:</strong>Análise da gênese, das matrizes teóricas, dos pressupostos ético-políticos e dos desafios contemporâneos dos processos de trabalho e da prática cotidiana nos países de língua portuguesa.</li> <li><strong>Realidade Lusófona e expressões da Questão Social: </strong>Análises das manifestações da questão social nos países lusófonos, com foco nas intersecções entre marcadores sociais da diferença, a exemplo de raça, etnia, gênero, classe, envelhecimento e saúde mental.</li> <li><strong>Estado, Políticas Sociais e Necropolítica:</strong>Análises do papel do Estado e das políticas sociais na produção e reprodução das desigualdades sociais nos países lusófonos, com ênfase nas manifestações da necropolítica e do biopoder.</li> <li><strong>Processos Formativos, Currículos e desafios Teórico-Metodológicos:</strong>Análises críticas dos processos formativos em Serviço Social nos países de língua portuguesa, considerando as configurações curriculares e os desafios teóricos e metodológicos inerentes à profissão.</li> <li><strong>Racismo, Maternagem e Aborto em contextos Lusofonos:</strong>Análises das intersecções entre racismo, classe, maternagem e aborto na perspectiva da justiça reprodutiva, que complexificam o acesso a direitos e a dignidade de mulheres nos Países de Língua Portuguesa.</li> <li><strong>Trabalho, Neoliberalismo e Masculinidades Negras:</strong>Análise das relações entre as transformações no mundo do trabalho sob o neoliberalismo e as construções de masculinidades numa perspectiva plural e racializada, considerando suas implicações para o Serviço Social.</li> </ol> <p>Buscaram-se contribuições que elucidem as conexões e os desafios inerentes a esses 6 (seis) eixos fundamentais em prol do fortalecimento do Serviço Social no espaço lusófono, considerando as relações étnico-raciais como elemento central na análise do trabalho profissional nesses territórios.</p> <p>Com o intuito de ampliar o conhecimento acerca da formação e trabalho do Serviço Social em contextos lusófonos, convidou-se profissionais, docentes, pesquisadoras e pesquisadores africanos, latino-americanos, asiáticos e europeus a submeterem produções que abordassem a temática da formação e do trabalho em Serviço Social nas suas múltiplas possibilidades e interseccionalidades, no formato de artigos nas modalidades: <strong>a) pesquisas acadêmicas na pós-graduação, devidamente autorizada por comitê de ética; b) relatos de experiências e trajetórias profissionais; c) transcrições de palestras e conferências; d) pesquisas bibliográficas e documentais.</strong></p> <p> </p> <p>Uma excelente leitura!</p>2025-07-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18450Os instrumentos técnico-operativos do serviço social e as desigualdades raciais no brasil2025-07-25T20:23:09+00:00Greyssy Kelly de Souza Araujo de Souzagreyssyaraujo@unilab.edu.brMirla Menezes da Silvamirlamenezes.silva@gmail.comNelson Eugênio Pinheiro Montenegronelson@ufrb.edu.br<p>Este artigo analisa como a subnotificação de informações étnico-raciais em formulários como o prontuário SUAS compromete a eficácia das políticas públicas para a população negra. Por meio de pesquisa bibliográfica, discutimos a construção do conceito de raça, etnia e a naturalização do racismo pelo mito da "democracia racial". A análise documental do prontuário SUAS e de outros materiais da Política Nacional de Assistência Social revela a insuficiência de diretrizes explícitas para o enfrentamento do racismo, tratando a raça/cor de forma secundária. Nesta perspectiva, o uso qualificado do quesito raça/cor/etnia em instrumentos técnico-operativos torna-se essencial enquanto ferramenta analítica e interventiva, colabora com a denúncia de desigualdades e promove a justiça social, alinhando-se ao projeto ético-político do Serviço Social.</p> <p align="justify"><strong><span style="color: #000000;">Referências</span></strong></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">ALMEIDA, Sílvio Luiz de. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Racismo estrutural</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BACHRACH, Peter; BARATZ, Morton S. Duas faces do poder. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Revista de Sociologia e</strong></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Política</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 19, p. 149-157, 2011.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BIASOLI, SemíramiS; SORRENTINO, MARCOS. Dimensões das Políticas Públicas de</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">educação Ambiental: a necessária inclusão da política do cotidiano. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Ambiente & Sociedade,</strong></span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">v. 21, p. e00144, 2018.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BARDIN, L. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Análise de Conteúdo. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">3ª reimpressão da 1ª edição de 2011. Lisboa, Edições 70. Disponível em: </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence analise-de-conteudo.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2025. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BEHRING, Elaine Rossetti. Fundamentos de política social. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. OPAS/ABEPSS</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 1-27, 2006. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BRASIL. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Manual de Instruções para Utilização do Prontuário SUAS</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. MDS, 2014. Disponível em: </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #1155cc;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">https://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2025/02/Manual_Prontuario_SUAS_V ERSAO_PRELIMINAR-1.pdf </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Acesso em: 17 de julho de 2025. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">BRASIL. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Resolução 171/2024</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, que Institui Grupo de Trabalho para debater as questões e dimensões do racismo presentes no Sistema Único de Assistência Social, denominado GT SUAS sem Racismo. Brasil, 2024. Disponível em: </span></span></span><span style="color: #1155cc;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">https://7f9ee646-2885-415a-bfa4-9e608360171d.usrfiles.com/ugd/7f9ee6_5acd1e07ae2a4cd1 b3ca91ad6454cf70.pdf </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Acesso em: 17 de julho de 2025.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CARNEIRO, Sueli. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. São Paulo: Selo Negro. 2011. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CFESS. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. - 10ª. ed. rev. e atual. - [Brasília]: </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Conselho Federal de Serviço Social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, 2012. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CFESS. Eurico, Márcia. Nota Técnica nº 33/2022. Nota Técnica sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito Raça/Cor/Etnia. - [Brasília]: </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Conselho Federal de Serviço Social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, 2012. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>NOTA TÉCNICA N° 33</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: Sobre o trabalho de assistentes sociais e a coleta do quesito raça/cor/etnia/etnia/Etnia. Brasília: Cfess, 2022. 16 p. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">COUTO, Berenice Rojas [et al.]. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. 2. ed.- São Paulo: Cortez, 2011. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">COSTA, Emília Viotti da. O Mito da Democracia Racial no Brasil. In: COSTA, Emília Viotti da. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Da Monarquia à República</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Unesp, 1979. Cap. 9. p. 365-385. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">COSTA, Gracyelle. Assistência Social, no enlace entre a cor e gênero dos (as) que dela</span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">necessitam. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>O social em questão</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 20, n. 38, p. 227-245, 2017.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">FALEIROS, Vicente de Paula. O Serviço Social no cotidiano: fios e desafios. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Serviço Social & Sociedade</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 706-722, 2014. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GOMES, Lara Danutada Silva Amaral ; BRAGA, Iracilda Alves . A (Des)Proteção Social da População Negra no Brasil. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Revista FSA </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 1, 2024. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GONÇALVES, Renata. Quando a questão racial é o nó da questão social. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>R. Katálysis</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 514-522, 2018. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GUERRA, Yolanda. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>A instrumentalidade do serviço social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. 10. ed. -- São Paulo: Cortez, 2014. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do Serviço Social. In: CFESS (Org.). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Capacitação em Serviço Social e Política Social</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>. </em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Brasília: CFESS, 2007. p. 11–38. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">HÖFLING, Eloísa de. Estado e políticas (públicas) sociais. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Cadernos Cedes </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 21, pág.</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">30-41, 2001.</span></span></span></p> <p>IAMAMOTO, M. V. Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade. In: <strong>Atribuições privativas do/a Assistente Social em questão</strong>. 2012. Disponível em: &lt;www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf &gt;. Acesso em 15 jul. 2018.</p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">IBGE. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Censo 2022. Rio de Janeiro: Editora IBGE, 2022. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">JACCOUD, Luciana. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 120, p. 131-166, 2008.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Fundamentos de Metodologia Científica. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">São Paulo. Atlas, 1993. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">LIMA, Márcia. Desigualdades raciais e políticas públicas: ações afirmativas no governo Lula. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Novos estudos CEBRAP</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 77-95, 2010. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MBEMBE, Achille. NECROPOLÍTICA. In: MBEMBE, Achille. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Política da Inimizade</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. França, Antígona, 2017. Cap. 3. p. 107-152. Tradução de Marta Lança. Disponível em: https://campodiscursivo.paginas.ufsc.br/files/2021/09/TEXTO-8-Mbembe-Pol%C3%ADticas -da-inimizade.pdf. Acesso em: 30 abr. 2025. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MENEZES, Viviane de Araújo; MOURA, Epitácio Macário. A Instrumentalidade do Processo de Trabalho do Serviço Social: por uma práxis ascendente à razão instrumental. In: VI SEMINÁRIO CETROS, 6., 2018, Fortaleza. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Anais [...]. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Fortaleza: Uece, 2018. p. 1-13. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MINAYO, M. C. S. et al. (Org). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Pesquisa Social: teoria, método e criatividade</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Petrópolis, 1995 </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Estudos Avançados</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, [S.L.], v. 36, n. 105, p. 117-129, ago. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36105.008. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MUNANGA, Kabengele. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Algumas considerações sobre “raça”, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">fundamentos antropológicos. Rev Usp. 2006; 68:46-57. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p46-57 </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Estudos avançados</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 18, p. 51-66, 2004. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">NÚCLEO DE INOVAÇÃO SOCIAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>NOTA TÉCNICA 49 - REDE 10 SERGIPE</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: Desigualdades Raciais e Políticas Públicas para a Juventude Negra. Sergipe: Fundação Joaquim Nabuco, 2024. 8 p. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">OLIVEIRA, Érika Cecília Soares </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>et al</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Raça e Política de Assistência Social: produção de conhecimento em psicologia social. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Psicologia</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 39, n. 2, p. 141-152, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003225556. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">REIS, Dyane Brito. Do mito ao fato: um apanhado histórico dos estudos sobre relações raciais e desigualdades educacionais. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Cadernos ANPAE</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 8, p. 1/15, </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>2009</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">RODRIGUES, Luciana; MIRANDA, Gabriela da Cruz; ALMEIDA, Diângeli Strada de.</span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Perguntar para quê? quesito raça/cor no cadastro único para programas sociais. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Psicologia &</strong></span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Sociedade</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, v. 34, p. e237658, 2022.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SILVA, Cecília Fuzioka da </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>et al</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">. Racismo Estrutural e Autodeclaração: o quesito raça/cor/etnia/etnia em questão no serviço social. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL-ENPESS, 17., 2022, Rio de Janeiro. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Anais [...]. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Rio de Janeiro: Enpess, 2022. p. 1-18.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SILVA, Monica. As políticas de igualdade racial no Brasil: Da formação da agenda ao</span></span></span> <span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">desmantelamento. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Enepcp</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, 2023.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. </span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Sociologias</strong></span></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 20-45, 2006.</span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SOUZA, Jessé. Raça ou classe? Sobre a desigualdade brasileira. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Lua Nova: Revista de Cultura e Política</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, p. 43-69, 2005. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">SOUZA, Vanderlei Sebastião de</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Eugenia, racismo científico e antirracismo no Brasil: debates sobre ciência, raça e imigração no movimento eugênico brasileiro (1920-1930). </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Revista Brasileira de História</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, São Paulo, v. 42, n. 89, p. 1–24, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n89-06. </span></span></span></p> <p align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">VALE, Malu Ribeiro Vale. Quesito raça/cor/etnia: quesito raça/cor/etnia/etnia: entre entraves e enlaces na aplicação no cotidiano profissional do assistente social. In: 16° CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2019, Brasília. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Anais [...]. </strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Brasília: Cbas, 2019. p. 1-7.</span></span></span></p>2025-07-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18493Intelectuais negros e a educação2025-08-01T20:33:48+00:00Lilian Angélica da Silva Souza Souzaprofa.lilian.assouza@gmail.comDeivi Ferreira da Silva Matoss.davidmattos@gmail.comCamylla Neto Saldanha da Fonsecafonseca.camylla@gmail.comLetícia Silva de Abreuleticiabreufrj@gmail.comLuiza Guimarães Oliveiraluizaguimaraesoliveira98@gmail.comBeatriz Sabino Estanqueirobeatrizestanqueiro@gmail.com<p>A educação se constitui como dimensão da vida em sociedade. No entanto, no curso da história, ela tem sido forjada e interpretada pelas lentes eurocêntricas da branquitude, dentro e fora da universidade. Em razão disso, este artigo aborda os sentidos da educação, privilegiando as epistemologias negras. Trata-se de um ensaio, realizado por meio de revisão bibliográfica, que evidencia a necessidade de lançar luz aos intelectuais negros, favorecendo uma intelectualidade popular, antirracista e decolonial sobre a educação.</p> <p><strong>Referências</strong></p> <p>AMORIM, B. A Imprensa Negra paulistana como forma de educação entre negros e negras (1889 1929). <strong>Anais do Encontro Nacional da ANPUH</strong>, 2020. Disponível em: <a href="https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/resources/anais/14/anpuh-sp-erh2020/1595893617_ARQUIVO_f77c3b43ab45e31e5173b7a07b6f5e8e.pdf">https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/resources/anais/14/anpuh-sp-erh2020/1595893617_ARQUIVO_f77c3b43ab45e31e5173b7a07b6f5e8e.pdf</a>. Acesso em: 13 out. 2024.</p> <p>hooks, b. <strong>Ensinando pensamento crítico-sabedoria prática.</strong> São Paulo: Editora Elefante, 2020.</p> <p>CARNEIRO, S. A construção do outro como não‑ser como fundamento do ser. 2005. <strong>Tese</strong> (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.</p> <p>CRUZ, M. S. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. <em>In</em>: ROMÃO, J. (Org.). <strong>História da Educação do Negro e outras histórias</strong>. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p. 21-33, 2005.</p> <p>DU BOIS, W. E. B. <strong>As almas do povo negro</strong>. Tradução de Raquel Camargo. São Paulo: L&PM, 2021.</p> <p>FANON, F. <strong>Os condenados da Terra.</strong> Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.</p> <p>FANON, F. <strong>Pele negra, máscaras brancas</strong>. Salvador: UFBA, 2008.</p> <p>FREIRE, P<em>. </em><strong>Pedagogia do oprimido</strong><em>.</em> 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.</p> <p>GOMES, N. L. Cultura negra e educação. <strong>Revista Brasileira de Educação</strong>. maio/jun/jul/ago, nº 23, 2003. Disponível em: <a href="https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc/?format=pdf&lang=pt">https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc/?format=pdf&lang=pt</a>. Acesso em: 29 fev. 2024.</p> <p>GONZALEZ, L. <strong>Por um feminismo afro-latino-americano</strong>: ensaios, intervenções e diálogos. RIOS, F.; LIMA, M. (orgs.). 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.</p> <p>GONZALEZ, L.; HASENBALG, C. <strong>Lugar de negro</strong>. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1982.</p> <p>INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. <strong>Censo da Educação Superior</strong>. Disponível em: <a href="https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados">https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados</a>. Acesso em: 30 de jun. 2025.</p> <p>IPEA. Instituto Brasileiro de Economia Aplicada. População negra conquista espaço no ensino superior. Disponível em: <a href="https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/2206-populacao-negra-conquista-espaco-no-ensino-superior">https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/2206-populacao-negra-conquista-espaco-no-ensino-superior</a>. Acesso em: 30 de jun. 2025.</p> <p>KILOMBA, G. <strong>Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. </strong>Tradução Jess Oliveira. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. 248p.</p> <p>LUKÁCS, G<strong>. Para uma ontologia do ser social II</strong>. São Paulo: Boitempo, p. 41-302, 2013.</p> <p>MALDONADO-TORRES, N. A analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. <em>In</em>: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.) <strong>Decolonialidade e pensamento afro-diaspórico</strong>. 1. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.</p> <p>MARX, K. <strong>O Capital: Crítica da economia política</strong>. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.</p> <p>MOURA, C.<strong> Dialética radical do Brasil negro</strong>. São Paulo: Anita Garibaldi, 2020.</p> <p>PINHEIRO, B. C. S. <strong>E eu, não sou uma intelectual?</strong> Um quase manual de sobrevivência acadêmica. São Paulo: Planeta do Brasil, 2025. 160 p.</p> <p>RUFINO, L. <strong>Vence-demanda: educação e descolonização</strong>. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Mórula, 2021.</p> <p>SANTOS, A. B. Somos da terra. <em>In</em>: CARNEVALLI, F.; REGALDO, F.; LOBATO, P,; MARQUEZ, R,; CANÇADO, W. (orgs.). <strong>Terra</strong>: antologia afro-indígena. São Paulo/Belo Horizonte: Ubu Editora/ PISEAGRAMA, 2023.</p> <p>SANTOS, L. J. Escritos negros: nota sobre educação e participação política na imprensa negra de ontem e de hoje.<strong> Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais. </strong>nº 14/15, p. 99-112, 2011. Disponível em: <a href="https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/5164">https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/5164</a>. Acesso em: 13 out. 2024.</p> <p>SILVA, A. M. P. da. A escola de Pretextato dos Passos e Silva. <strong>Revista Brasileira de História da Educação</strong>, n° 4 jul./dez. 2002. Disponível em: <a href="https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/download/38726/20255/">https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/download/38726/20255/</a>. Acesso em: 13 out. 2024.</p> <p>TONET, I. Educação e formação humana<strong>. Revista da Faculdade de Educação</strong>, v. 15, n. 2, p. 45-55, 2009. Disponível em: https://ivotonet.xp3.biz/arquivos/EDUCACAO_E_FORMACAO_HUMANA.pdf. Acesso em: 05 jul. 2025.</p> <p>WOODSON, C. G. <strong>A deseducação do negro</strong>. 1ª ed. Edipro: 2021. 128p.</p>2025-08-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18429Diversidade humana, movimentos sociais e serviço social na realidade lusófona2025-07-24T21:57:43+00:00Sidimara Cristina de Souzasidimara.cristina@ufvjm.edu.brJoão Bôsco Hora Góis Góisjbhg@uol.com.brAndré Augusto Pereira Brandãoandre_brandao@id.uff.br<p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O artigo apresentado busca discutir a trajetória do Serviço Social brasileiro em sua interlocução com a teoria marxista e com as lutas sociais. Analisa como temas como gênero, raça e sexualidade foram sendo incorporados de modo desigual ao longo do tempo. Aponta avanços e limites da profissão na construção de uma leitura crítica e interseccional das múltiplas expressões da questão social. Destaca ainda a importância dos movimentos sociais e das diretrizes ético-políticas na afirmação da diversidade humana como dimensão estruturante da práxis profissional. Com base em dados atuais, o texto evidencia a assimetria na institucionalização desses temas na produção acadêmica e defende o fortalecimento de abordagens críticas, plurais e comprometidas com a emancipação humana.</span></span></p> <p class="western" align="justify"> </p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Referências</strong></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Diretrizes Curriculares da Formação em Serviço Social</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Brasília: ABEPSS, 2022. Disponível em: </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="https://www.abepss.org.br/" target="_new"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">https://www.abepss.org.br</span></a></u></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Acesso em: 30 jun. 2025.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs)</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Brasília: ABEPSS, 2025. Disponível em: </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="https://www.abepss.org.br/" target="_new"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">https://www.abepss.org.br</span></a></u></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Acesso em: 30 jun. 2025.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">ANTRA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Dossiê: </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Assassinatos e violências contra travestis e transexuais no Brasil em 2023</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Brasília: ANTRA, 2024.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">ARANTES, Juliana Sampaio. Envelhecimento, gênero e interseccionalidade: o que o Serviço Social tem a ver com isso? </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Revista Katálysis</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">, v. 22, n. 1, p. 14–22, 2019.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">BRITO, Fabiane. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Intelectuais negros/as nas universidades brasileiras</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: estudo de caso da UFBA. Salvador: EDUFBA, 2018.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Plataforma Sucupira</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: Programas de Pós-Graduação em Serviço Social. Brasília: CAPES, 2025. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br. Acesso em: 30 jun. 2025.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Manifesto em defesa da vida e da democracia</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Brasília: CFESS, 2022.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">CFESS; ABEPSS. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Serviço Social</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">CNPq – CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Brasília: CNPq, 2025. Disponível em: https://dgp.cnpq.br. Acesso em: 30 jun. 2025.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero.</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong> Rev. Estud. Fem.</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">, Florianópolis, v. 10, n. 01, p. 171-188, jun. 2002. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010426X2002000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 30 jun. 2025.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">DINIZ, Débora. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>O que é deficiência</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. São Paulo: Brasiliense, 2007.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">FACCHINI, Regina; PELÚCIO, Larissa.</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong> Direitos, reconhecimento e políticas sexuais no Brasil contemporâneo.</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> Campinas: UNICAMP, 2015.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">FRASER, Nancy. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Redistribuição ou reconhecimento?</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> Uma crítica filosófica à justiça. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2003.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">GÓIS, João Bôsco Hora; SOUZA, Sidimara Cristina de. A Questão Indígena no Debate Do Serviço Social. In. GÓIS, João Bôsco Hora; SOUZA, Sidimara Cristina de (orgs). </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Grupos minoritários</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: histórias, lutas e políticas públicas. Rio de Janeiro: MC&G Editorial, 2023.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">GUIMARÃES, Juliana. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Serviço Social e lutas sociais no Brasil:</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"> trajetórias, impasses e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2022.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">IAMAMOTO, Marilda Villela. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>O Serviço Social na contemporaneidade</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2008.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Relações sociais e Serviço Social no Brasil</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 2004.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Censo demográfico 2022</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: resultados preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">IPEA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA</span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>. Atlas da violência 2023</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. Brasília: IPEA, 2023.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="en-US">KINGDON, John W. </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="en-US"><strong>Agendas, alternatives, and public policies</strong></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="en-US">. </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">2. ed. New York: Longman, 2003.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">MELLO, Ana Paula Serrata. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Deficiência e Serviço Social</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: reflexões sobre a prática profissional. Serviço Social & Sociedade, n. 125, p. 3255–3270, 2016.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">NETO, João Roberto. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Modernização conservadora e Serviço Social no Brasil</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">. São Paulo: Cortez, 2016.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">OLIVEIRA, Lúcia Maria de Assis. </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Diversidade e Serviço Social</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">: desafios ético-políticos da contemporaneidade. Brasília: CFESS, 2024.</span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">PINTO, Gabriela C. dos S.; OLIVEIRA, Rosemary R. de. Livro didático, “ideologia de gênero”, diversidade sexual e de gênero: há espaço para os direitos humanos? </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Revista Gênero</strong></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 1–20, 2024. Disponível em: https://revistas.unesp.br/genero/article/view/7452. Acesso em: 30 jun. 2025.</span></p>2025-08-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM//www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18320Serviço Social, Políticas Sociais e os desafios da Interseccionalidade2025-07-25T19:13:20+00:00Matheus Moreira Soaresmathmoreirasoares@gmail.comRachel Gouveia Passosrachel.gouveia@gmail.comJéssica Helena Vaz Malaquiasjessicamalaquiasunb@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A interseccionalidade é uma ferramenta analítica amplamente discutida e que aponta para um horizonte de atuação feminista e antirracista. A noção, posta inicialmente pelos movimentos sociais em favor de mulheres negras nos Estados Unidos, pode ser incorporada a práticas do Serviço Social no Brasil, pela atuação de assistentes sociais no âmbito das políticas sociais existentes. Os desafios para incorporar a interseccionalidade na concepção, na implementação, na avaliação e no monitoramento de políticas públicas são radicais e condizem com a complexidade das interações entre os marcadores sociais e com as desigualdades forjadas pelos sistemas de poder que produzem tais condições para certos grupos na sociedade. O presente artigo discute, a partir de recortes do livro Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, de Carolina de Jesus, como é possível se aproximar de uma atuação interseccional na área do Serviço Social, por meio de situações concretas e das histórias de vida em que os sujeitos estão inseridos. </span></p> <p><strong>Referências</strong></p> <p>ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. <strong>Revista Estudos Feministas</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 8, n. 1, p. 229, 2000. DOI: 10.1590/%x. Disponível em: htttps://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880. Acesso em: 20 jun. 2025</p> <p>BEHRING, Elaine. BOSCHETTI, Ivanete. <strong>Política Social:</strong> Fundamentos e história. 9º Ed. São Paulo, Cortez. 2011.</p> <p>BOSCHETTI, Ivanete. <strong>Expropriação e direitos no capitalismo. </strong>São Paulo, Cortez. 2018.</p> <p>BRASIL. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10ª ed. rev. e atual. Brasília, Conselho Federal de Serviço Social, 2012. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: 20 jun. 2025.</p> <p>COLLINS, Patricia Hill. Toward a new vision: Race, class, and gender as categories of analysis and connection. In: <strong>Race, gender and class. </strong>Routledge, 2016. p. 65-75.</p> <p>COLLINS, Patrícia Hill.; BILGE, Sirma. <strong>Interseccionalidade</strong>. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.</p> <p>EURICO, Marcia Campos. A percepção do assistente social acerca do racismo institucional. <strong>Revista Serviço Social & Sociedade.</strong> São Paulo, nº 114, p. 239-310, Abr/Jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/8Vhsxg8xGgrBL6GnCjknqyL/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2025.</p> <p>________. Tecendo tramas acerca de uma infância sem racismo. <strong>Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 18, n. 45, 2020. DOI: 10.12957/rep.2020.47214. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaempauta/article/view/47214. Acesso em: 20 jul. 2024.</p> <p>EVARISTO, Conceição et al. A escrevivência e seus subtextos. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, v. 1, p. 26-46, 2020.</p> <p>GONZALEZ, Lélia. <strong>Por um feminismo afro‑latino‑americano: ensaios, intervenções e diálogos. </strong>Flávia Rios e Márcia Lima (orgs.). Rio de Janeiro: Zahar, 2020.</p> <p>HERNANDÉZ, Franklin Gil. Estado y procesos políticos: sexualidad e interseccionalidad. <strong>Sexualidade e política na América Latina: histórias, interseções e paradoxos,</strong> 80-99, 2011</p> <p>IAMAMOTO Marilda Vilela. <strong>O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional</strong>. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.</p> <p>IANNI, Octavio. A questão social. <strong>Revista USP</strong>, São Paulo, Brasil, n. 3, p. 145–154, 1989. <a href="https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i3p145-154">DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i3p145-154.</a><a href="https://revistas.usp.br/revusp/article/view/25490"> Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/25490.</a> Acesso em: 22 jun. 2025.</p> <p>JESUS, Carolina Maria de (2007). <strong><em>Quarto de despejo:</em></strong><em> diário de uma favelada</em>. São Paulo: Ática. (Obra original publicada em 1960).</p> <p>MAYORGA, Claudia. Algunas contribuciones del feminismo a la psicología social comunitaria. Athenea Digital. <strong>Revista de pensamiento e investigación social</strong>, <em>[S. l.]</em>, v. 14, n. 1, p. 221–236, 2014. DOI: 10.5565/rev/athenead/v14n1.1089. Disponível em: https://atheneadigital.net/article/view/v14-n1-mayorga. Acesso em: 21 jun. 2025.</p>2025-08-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM