Edições anteriores
-
PESQUISAR COM: diálogos e percursos interdisciplinares
v. 16 n. 26 (2023)Articular saberes e práticas produzidos a partir das diferentes abordagens participativas requer a ousadia de romper com modelos tradicionais na produção científica, ampliando os sentidos e percursos para a produção do conhecimento. A participação se expressa numa prática cidadã que se sustenta em marcos teóricos, tipologias e modelos metodológicos, fundamentados em valores construídos no marco dos direitos humanos. Esta perspectiva nos remete para a importância de sistematizar o conhecimento em seu processo de construção, a partir de diferentes abordagens como a pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR), pesquisa-intervenção, pesquisa-ação, pesquisa participante, entre outras designações. Mais importante do que as nomenclaturas é a prática da “parceria” e a reflexão sobre essa prática de co-criação e do igual valor do conhecimento de cada parceiro, pois o importante é fazer pesquisas “com” parceiros da comunidade, membros, atores sociais e grupos. (WALLERSTEIN, 2018). A interdisciplinaridade e diversidade de autores e referências que tecem este campo se configuram como valores essenciais.
Organizadores/as: Nilza Rogéria de Andrade Nunes – PPGSS / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Brasil - (http://www.ser.puc-rio.br/); Kátia Maria Braga Edmundo - Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. (IDOMED/UNESA-Rio, https://portal.estacio.br/) e César Augusto Paro - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa (https://www.unifesspa.edu.br/).
-
ANÁLISE DO DISCURSO NO EIXO NORTE-NORDESTE
v. 15 n. 25 (2022)Este dossiê emerge do diálogo transversal, transcultural e epistemológico da situação hifenizada das multiterritorialidades Norte-Nordeste, conectadas discursivamente nas redes de mobilidades humanas e simbólicas de línguas, literaturas e linguagens. É a partir desta constelação epistêmica, rizomática e plural que buscamos pensar-agir-debater-trançar olhares, práticas e horizontes para mapear zonas de intervenção, cooperação, fortalecimento e ampliação das perspectivas de Análise do discurso no caleidoscópio chamado Norte-Nordeste, com suas axiologias, florestas, águas, secas, litoral, rios e vidas a apontarem outras formas de reexistir, traduzir e a diversidade na diferença destes tempos tão obscuros, tensos e desafiadores.
Organizador(a): Maria Virgínia Borges Amaral – PPGLL e PPGSS/Universidade Federal de Alagoas -UFAL (https://ufal.edu.br) e do pesquisador Amilton José Freire de Queiroz - Universidade Federal do Acre - UFAC.(https://www.ufac.br).
-
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL: convergências e perspectivas sobre formação e trabalho profissional
v. 15 n. 24 (2022)Esta edição da Revista Eletrônica Mutações – (Relem) busca estabelecer uma convergência sobre a diversidade de pesquisas na área de Serviço Social (em matéria de Serviço Social). Esse objetivo decorre da colaboração sistemática de pesquisadores/as da área de Serviço Social os quais contribuem com a divulgação científica com mais de duas dezenas de trabalhos publicados em diferentes edições, e da articulação entre grupos de pesquisa nos âmbitos local, regional, nacional e internacional numa interface com outras áreas do conhecimento.
Organizadores/as: Gladson Rosas Hauradou - ICSEZ/UFAM (https://ufam.edu.br/), Patrício Azevedo Ribeiro - ICSEZ/UFAM (https://ufam.edu.br/), Beatriz Adão Pascoal da Costa - NEPI/PUC/SP (https://www5.pucsp.br/paginainicial/) e Neusa Cavalcante Lima - UFF (https://www.uff.br/).
-
CIÊNCIA EM DEBATE: interfaces na produção do conhecimento
v. 14 n. 23 (2021)Interdisciplinar (Fluxo Contínuo).
Esta edição da Revista Eletrônica Mutações (Relem) caracteriza-se como uma intenção de transposição de barreiras. Em meio aos efeitos da pandemia que nos tomou de assalto desde 2020 (SARS-CoV-2 / Covid-19), pretende-se, nesta publicação, retroalimentar o escopo deste veículo de divulgação científica para estabelecer uma interface na produção do conhecimento.
-
Manifestações de cultura e processos de comunicação
v. 4 n. 7 (2013)A sétima edição da Revista Eletrônica Mutações (B4 Qualis/Capes) está disponível. O periódico, neste número, apresenta um conjunto de temas que confluem para a correlação sociedade, folclore e comunicação.
O retorno à Plataforma SEER denota o trabalho desenvolvido pelos membros do conselho editorial, Msc. Soriany Neves, Msc. Gerson André Ferreira e Dr. Renan Albuquerque, que tem buscado aprimorar técnicas de acesso livre e continuado em meio à uma realidade em que a acessibilidade é restrita, dado que a sede do periódico se localiza na Amazônia (Baixo Amazonas/AM).
As edições anteriores da Mutações continuam disponíveis para referências e consultas bibliográficas no site externo da revista. Para acessos, clique aqui.
Boa leitura.
-
Espaços digitais, quadrinhos e diversidade na Amazônia Brasileira
v. 5 n. 8 (2014)A primeira edição deste ano da Revista Eletrônica Mutações (Relem) busca contemplar demanda que outrora foi discutida na própria revista, em meados de 2012, e agora é retomada. A temática atual – “Espaços Digitais, Quadrinhos e Diversidade na Amazônia” – foi tratada, na oportunidade, de modo a considerar a territorialidade enquanto espaço dominial das populações amazônicas produtoras de sentido e modos de vida próprios.
Neste número, a busca pelo diálogo entre comunicação e educação socioambiental formal ou não formal é efetivo, sobretudo por conta da introdução da subtemática “Quadrinhos” dentro do bojo das ponderações. De maneira que se toma a comunicação via mundo animado em uma tentativa de inserir cenários de histórias não reais para compor a teia imbricada de interpretações acerca da própria realidade.
Boa leitura.
Fluxo contínuo
A partir desta edição, a Relem vai operar em fluxo contínuo de publicação de ensaios fotográficos e videodocumentários. É uma estratégia para fortalecer a comunicação do periódico com o público acadêmico, que cada vez mais busca novidades em pesquisa. Os papers continuarão sendo avaliados por meio dos trâmites do sistema SEER/IBICT. A única alteração versará na medida em que se julgar pertinente a publicação de estudos em razão de sua importância na área.