Andragogia e a Resiliência no Processo de Formação de Professores para o Ensino Superior

Autores/as

  • Edileuza Maria Lima de Carvalho Universidade do Estado do Amazonas
  • Maridulce Ferreira Lustosa Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Resumen

A partir do tema Andragogia e a Resiliência no processo de Formação de Professores para o Ensino Superior, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de conhecer como é aplicada a Resiliência nos cursos de Formação de Professores para o Ensino Superior da Faculdade Salesiana Dom Bosco da Zona Leste de Manaus–AM considerando a Andragogia. Os procedimentos metodológicos foram orientados pelo Método Fenomenológico, pela metodologia bibliográfica, metodologia de campo e pela técnica de questionário, para a coleta dos dados fornecidos pelos participantes da investigação. A revisão da literatura pertinente e o resultado da pesquisa de campo, que foi analisado qualitativamente à luz dos conceitos e significados que consubstanciam os estudos e pesquisas sobre a metodologia andragógica e o fenômeno da resiliência no âmbito da educação, confirmaram as hipóteses que nortearam este trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edileuza Maria Lima de Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia – Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especialização em Pesquisas Educacionais-Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especialização em Docência Universitária-FSDB, Licenciatura em Normal Superior-Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ex-Aluna do Curso de Pós-Graduação em Docência Universitária da faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus-AM.

Maridulce Ferreira Lustosa, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Mestrado em História – PUC GOIÁS, Especialização em Docência em Ensino Superior – PUC GOIÁS, Graduação em Pedagogia – UFAM. Professora da Pós-Graduação em Docência Universitária da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus-AM.

Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Maria Lima de Carvalho, E., & Ferreira Lustosa, M. (2020). Andragogia e a Resiliência no Processo de Formação de Professores para o Ensino Superior. Revista Eletrônica Mutações, 11(18), 13–29. Recuperado a partir de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/6953