Formação do professor indígena através da licenciatura em pedagogia em Manaus

Autores/as

  • Joyce Karoline Pinto Oliveira
  • Nelson Matos de Noronha

Resumen

O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado dos autores, defendido em 2015, no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/UFAM). Tem como objetivo descrever o processo de formação pedagógica do professor indígena em Manaus, através de pesquisa documental com a técnica da bibliometria e a da análise de conteúdo, realizadas a partir de oito amostras dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) realizados no período de 2013 a 2014 por 22 indígenas da capital amazonense, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que faz parte do Programa de Formação do Magistério Indígena (PROIND). Para isso, levou-se em consideração a construção epistemológica do conhecimento, através do olhar do indígena sobre a formação docente e a relação dos costumes e tradições desses povos no ambiente escolar.

Palavras- Chave: Pensamento Social; Educação Indígena; PROIND.

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Publicado

2017-06-29

Cómo citar

Oliveira, J. K. P., & Noronha, N. M. de. (2017). Formação do professor indígena através da licenciatura em pedagogia em Manaus. Revista Eletrônica Mutações, 8(14), 080–100. Recuperado a partir de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/3568

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