Fronteiras de saberes

Autores/as

  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Michel Justamand
  • Camilo Sanchez
  • Josenildo Souza

Resumen

As temáticas tratadas na coletânea possuem como meta agregar valor ao propósito de discutir a ciência produzida e democratizada na Amazônia no presente. Uma ciência que, em termos de fomento e divulgação, teve seu período áureo de 2003 a 2012, concomitante à ampliação de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) na Região Norte, vindo a passar, atualmente, por tempos de contradições e ambiguidades.

 

De toda sorte, apresentam-se possibilidades singulares de percepções relacionadas à interdisciplinaridade e como esse segmento do saber tende a se organizar em torno de necessidades contemporâneas de acesso livre a conhecimentos construídos na região, sobretudo em espaços de fronteiras e divisas.

 

Tomando o suposto enquanto marco problemático, neste livro o conjunto de organizadores procurou dar visibilidade a estudos multicampi, enfocando Brasil e Colômbia, o que ocorreu em razão de efetividades de relatos acadêmicos e reconhecimentos diversos acerca do que Ufam, UEA e UNAL produzem nos dias de hoje em termos de ciência amazônica.

 

O resultado foi uma profusão de pesquisas com epistemes múltiplas dentro de um eixo comum, a Amazônia. O que se apresenta são complexidades e dinâmicas segundo pontos de vista transversais.

 

Boa leitura

Prof. Dr. Renan Albuquerque

Universidade Federal do Amazonas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Albuquerque Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Comunicação Social, MSc em Psicologia Social, Dr. em Sociedade e Cultura da Amazônia. Professor da Ufam/Icsez (colegiado de jornalismo, polo Parintins).

Publicado

2016-10-24

Cómo citar

Rodrigues, R. A., Justamand, M., Sanchez, C., & Souza, J. (2016). Fronteiras de saberes. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 330–617. Recuperado a partir de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2822

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>