O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana

Autores/as

  • George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Denilson Diniz Pereira Universidade Federal do Amazonas

Resumen

Utilizando da análise Piagetiana, tendo como clientela crianças com surdez, pode-se aprofundar o olhar sobre o desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda, dando enfoque ao estágio do desenvolvimento humano tabulada por Piaget como operações concretas de 7 a 11 ou 12 anos, nas quais possuem sua psicomotricidade em construção ou pronta.

Biografía del autor/a

George Hoffermann Rizzat Gomes de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ - UFAM. Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC - FAPEAM.

Denilson Diniz Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Universidade Federal do Amazonas lotado no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - UFAM/ICSEZ/PIN. Professor da pós graduação dos programas CEFORT (Gestão Escolar e Educação Infantil), CED (Artes Plásticas), PARFOR-UFAM (Pedagogia) . Atuou como docente nas Universidade Federal do Amazonas UFAM/FACED/DMT (Pedagogia), Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG (Pedagogia), Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix-CUMIH/MG (Pedagogia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental), Faculdade Martha Falcão (Pedagogia, Pós-Graduacão em Neuropsicopedagogia e Novas Aprendizagens e Psicopedagogia) e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA/BH (Pedagogia). Possui Mestrado em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Especialização em Gestão Escolar e Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco-FSDB e Graduação em Pedagogia e Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Publicado

2016-02-18

Cómo citar

Souza, G. H. R. G. de, & Pereira, D. D. (2016). O desenvolvimento psicomotor lógico e social da criança surda: uma análise piagetiana. Revista Eletrônica Mutações, 7(12), 148–149. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2119

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS