PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

convergências e perspectivas sobre formação e trabalho profissional

Autores

  • Gladson Rosas Hauradou Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Patrício Azevedo Ribeiro Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Beatriz Adão Pascoal da Costa Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade – NEPI/PUC/SP
  • Neusa Cavalcante Lima Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

Esta edição da Revista Eletrônica Mutações – (Relem) busca estabelecer uma convergência sobre a diversidade de pesquisas na área de Serviço Social (em matéria de Serviço Social). Esse objetivo decorre da colaboração sistemática de pesquisadores/as da área de Serviço Social os quais têm contribuído com a divulgação científica com mais de duas dezenas de trabalhos publicados em diferentes edições, e da articulação entre grupos de pesquisa nos âmbitos local, regional, nacional e internacional numa interface com outras áreas do conhecimento.

Considerando-se a multiplicidade de perspectivas próprias da Revista Eletrônica Mutações, por seu caráter interdisciplinar, esta abre espaço para contribuirmos com a divulgação científica na área de Serviço Social como mais um canal de diálogo nestes tempos adversos ao debate fundado na defesa de argumentos com base em evidências científicas. O Dossiê: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL - convergências e perspectivas sobre formação e trabalho profissional”, apresenta-se, assim, como uma alternativa a mais com o debate e com o acesso a leitores/as de demais áreas do conhecimento que partilhem em alguma medida dos princípios orientadores da Formação e do Trabalho Profissional, em síntese: que compartilhem dos princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro num diálogo para além das fronteiras (admitindo-se produções teórico-práticas em matéria de Serviço Social/Trabajo Social em língua portuguesa e demais variações linguísticas do português – e em língua espanhola/Español).

O Serviço Social é uma profissão regulamentada, no Brasil, pela Lei nº 8. 662 de 07 de junho de 1993, a qual dispõe sobre a profissão do assistente social e determina em seu artigo 4º as competências do/a assistente social e em seu artigo 5º as suas atribuições privativas. Tais prerrogativas propiciam à categoria adensar o debate sobre a realidade social posto que sua natureza interventiva não impõe restrições à sua dimensão investigativa, dupla e indissociável relação, traduzida nas diversas formas de expressar a produção do conhecimento (artigos/manuscritos de revisão teórica e/ou pesquisa bibliográfica e/ou de campo e/ou relatos de experiência e/ou conferências/mesas redondas/palestras).

Nesse sentido, com esta edição reunimos produções teórico-práticas acerca da diversidade de pesquisas que abrangem a formação e o trabalho profissional orientadas por um fio condutor: o Projeto Ético-Político hegemônico na categoria de inspiração marxiana. Não olvidamos o fato de haver um quadro societário refratário à visão de mundo e de homem fundada nos postulados de Karl Marx (1818-1883) - e das tradições marxistas -, e corroboram para o que já fora destacado por Netto (2007); Braz (2007) e Netto (2016) quando estes problematizam que tal Projeto Profissional estaria “sob ameaça” e/ou “em xeque” com “limitadores/inviabilizadores” ante o avanço da voga neoliberal e sua incidência no desmonte das políticas sociais, materializadoras dos direitos sociais consagrados na Constituição Federal de 1988.

Nesse processo de desmonte, temos o caso preciso da Seguridade Social o qual é emblemático dessa problematização, entre outros. Todavia, em que pese tais adversidades, Teixeira e Braz (2009) revigoram a discussão com o destaque para os elementos constitutivos do Projeto Profissional e seus componentes que tendem a propiciar a materialidade do Projeto Ético-Político no processo sócio histórico.

Essa linha de raciocínio corrobora a premência para que se decifrem continuamente as condicionantes/determinantes desse movimento que subjaz as relações sócio históricas no tempo presente em que a formação e o trabalho profissional são impactados e tensionados por tais mudanças macrossietárias. Assim, ao lançarmos este convite para a reunião de produções oriundas de pesquisas teórico-práticas da categoria profissional, buscamos contribuir com o desvendamento desse movimento no sentido de se reforçar a retroalimentação das perspectivas (e do otimismo) sinalizadas por Netto (1999; 2007) quando o autor sustenta que: “[...] o texto de 1999 já alertava para as ameaças neoliberais ao ‘projeto ético-político’; seu parágrafo final, todavia, era otimista: concluía, afirmando que o projeto ‘tem futuro [...] porque aponta precisamente para o combate - ético, teórico, ideológico, político e prático-social - ao neoliberalismo, de modo a preservar e atualizar os valores que, enquanto projeto profissional, o informam e o tornam solidário ao projeto de sociedade que interessa à massa da população (158)” (NETTO, 2007, p. 38-40; grifos do autor).

As/Os coordenadoras/es desta edição, sentem-se honradas/os pela abertura propiciada pela Relem e convidam pesquisadores/as de Serviço Social, e demais profissionais com interesse no debate, a se apropriarem dos trabalhos ora publicados. Os demais manuscritos desta edição, ainda em processo de revisão, serão publicados durante a segunda quinzena de dezembro de 2022 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2023.

 

Excelente leitura!

 

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8. 662 de 07 de junho de 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp101.htm>. Acesso em: 05 de abril de 2017.

____. Código de Ética Profissional do Assistente Social. Brasília: CFESS, 1993.

BRAZ, Marcelo. A hegemonia em xeque. Projeto ético-político do Serviço Social e seus elementos constitutivos. Revista Inscrita, Brasília (DF), ano 7, n. 10, 2007.

NETTO, José Paulo. Das ameaças a crise. Revista Inscrita, Brasília (DF), ano 7, n. 10, 2007.

NETTO, José Paulo. Tendências do Serviço Social na América Latina e no Brasil. In: Serviço Social Portugal-Brasil: formação e exercício em tempos de crise. (Orgs.). BRAZ, Marcelo et al. Campinas: Papel Social, 2016. p. 63-70

TEIXEIRA, Joaquina Barata; BRAZ, Marcelo. O projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço Social: direito sociais e competências profissionais. 2009. Disponível em<www.abepss.org.br>. Acesso em jun. de 2018.

Biografia do Autor

Gladson Rosas Hauradou, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) 2022, com  bolsa pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Acordo de Cooperação Técnica e Científica CAPES/FAPEAL - Processo Nº 23038.023347/2016-74). E-mail: gladson@.ufam.edu.br

Patrício Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (PPGSS/UFPA/Turma 2018-2022). Bolsista do Programa PROPG/CAPES/FAPEAM - Edital 006/2018 (vigência 2018-2022). Representante Discente de Pós-Graduação na Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) (Gestão 2019-2020). Membro da Gestão Ampliada da Regional Norte da ABEPSS (Gestão 2021-2022). Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSS/UFAM/2014). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Ambiente Amazônico - GEPEAM e do Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade Amazônica. É Professor do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) - Campus Parintins. Coordenador do Curso de Serviço Social do ICSEZ/UFAM (2016-2018). Representante Titular do ICSEZ na Câmara de Ensino de Graduação (CEG/UFAM) (2016-2018). Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas - Campus Parintins (2011).Tem experiência no Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Família e Política Social, Política de Assistência Social com foco na Proteção Social Básica, Povos e Comunidades Tradicionais (ribeirinhos, indígenas e quilombolas), Movimentos Sociais na Amazônia, Questão Socioambiental e Sustentabilidade na Amazônia, Serviço Social na área da Assistência Social, Pesquisa em Serviço Social.

Beatriz Adão Pascoal da Costa, Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade – NEPI/PUC/SP

Técnica Média de contabilidade e Gestão pelo Instituto médio de Economia de Luanda. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2013 - 2016); possui graduação em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória. Pós graduada em teologia com especialização em Gestão de Projetos Sociais. 2016-2017 Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017-2019. Doutoranda do programa de Estudos pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019-2023

Neusa Cavalcante Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP, doutorado e pós-doutorado em Serviço Social PUC/SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora do Departamento de Serviço Social de Campos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Trabalho e Proteção Social ( GETRAPS) do SSC da UFF, sob coordenação do Prof. Dr. Valter Martins e do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade (Nepi) da PUC/SP, coordenado pela Profa. Dra. Maria Lúcia Martinelli. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, história oral, pesquisa qualitativa, habitação de interesse social.

Downloads

Publicado

2022-12-16 — Atualizado em 2022-12-16

Como Citar

Hauradou, G. R., Ribeiro, P. A., Costa, B. A. P. da, & Lima, N. C. . (2022). PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL: convergências e perspectivas sobre formação e trabalho profissional. Revista Eletrônica Mutações, 15(24), 1–3. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/11344