Prorrogado o prazo para envio de artigos para o v. 15 n. 25 (2022) DOSSIÊ: Análise do Discurso no eixo Norte-Nordeste

2022-10-03

Autoras (es) interessada(os) em submeter artigos/manuscritos para o v. 15 n. 25 (2022) DOSSIÊ: "Análise do Discurso no eixo Norte-Nordeste", dispõem de mais tempo. O prazo foi prorrogado para o dia 05 de novembro de 2022.

 

Este dossiê emerge do diálogo transversal, transcultural e epistemológico da situação hifenizada das multiterritorialidades Norte-Nordeste, conectadas discursivamente nas redes de mobilidades humanas e simbólicas de línguas, literaturas e linguagens. É a partir desta constelação epistêmica, rizomática e plural que buscamos pensar-agir-debater-trançar olhares, práticas e horizontes para mapear zonas de intervenção, cooperação, fortalecimento e ampliação das perspectivas de Análise do discurso no caleidoscópio chamado Norte-Nordeste, com suas axiologias, florestas, águas, secas, litoral, rios e vidas a apontarem outras formas de reexistir, traduzir e a diversidade na diferença destes tempos tão obscuros, tensos e desafiadores.    

 

Orientações

 

SUBMISSÕES DE ARTIGOS/MANUSCRITOS:

Envio até 5 de novembro de 2022.

 

Obs: 1) Os textos devem ser encaminhados para o e-mail: gladson@ufam.edu.br ou relemufam@gmail.com. Destacar Análise de Discurso no eixo Norte-Nordeste. Em caso de dúvidas sobre o processo, encaminhar mensagens de e-mail para o mesmo endereço acima; 2) Anexar declaração de revisão textual (norma culta da língua) conforme Anexo I

Na sequência, após o envio do trabalho por e-mail, realizar o cadastro na plataforma da Relem no endereço: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/index de acordo com as orientações da Relem. No caso de envio via sistema, inserir a informação "Edição v. 15 n. 25 (2022): DOSSIÊ: Análise de Discurso no eixo Norte-Nordeste, em "Comentários ao Editor".

 

Obs: (1) Os textos devem ser encaminhados para o e-mail: gladson@ufam.edu.br ou relemufam@gmail.com. Destacar em Assunto: “Edição v. 15 n. 25 (2022): DOSSIÊ: Análise de Discurso no eixo Norte-Nordeste”. Em caso de dúvidas sobre o processo, encaminhar mensagens de e-mail para o mesmo endereço acima. Na sequência, após o envio do trabalho por e-mail, realizar o cadastro na plataforma da Relem no endereço: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/index de acordo com as orientações da Relem.

(2) Anexar declaração de revisão textual (norma culta da língua) conforme Anexo I.

(3) Caso o envio seja feito via sistema da Relem, deve-se destacar “Edição v. 15 n. 25 (2022): DOSSIÊ: Análise de Discurso no eixo Norte-Nordeste” no campo “Comentários ao Editor”.

1. ARTIGO CIENTÍFICO/MANUSCRITOS: MODELO A SER SEGUIDO

1.1 O título deve usar fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas, não usar sublinhado e usar itálico só para grafias de palavras estrangeiras);

1.2 Título traduzido para o inglês

1.3 Resumo
1.3.1 Inserir o resumo do trabalho utilizando fonte Times New Roman, em corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), em um só parágrafo.

 
1.4 Palavras-chave
1.4.1 Inserir palavras-chave em sequência, na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco), separadas por ponto e vírgula. Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

1.5 Abstract obedecendo às normas do Resumo .

1.5.1 Keywords obedecendo às normas das "Palavras-chave"


1.6 Corpo do trabalho
1.6.1 Inserir texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e margens justificadas com o máximo de 15 páginas, incluindo referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas, como no exemplo (VIEIRA, 2005, p. 79).

1.6.2 Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página). Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via internet.

1.6.3 *A partir do semestre 2022.1, a Relem passará a aceitar submissões de artigos/manuscritos somente de doutores e/ou estudantes de doutorado e/ou de graduados e mestres desde que entre os/as autores/as e coautores/as constem ao menos 1 (um/uma) doutor/a e/ou estudante de doutorado.

1.6.4 Aceitam-se artigos/manuscritos, preferencialmente com até 3 (três) autores/as. A Comissão Executiva Editorial e os Editores-Chefes deliberarão em reunião ordinária ou extraordinária pelo aceite de artigos/manuscritos em que conste entre 4 (quatro), 5 (cinco), 6 (seis) e no máximo 7 (sete) autores/as desde que atendidas as demais etapas e critérios presentes nesta Política Editorial.
1.6.5 Caso haja problemas no envio, solicita-se entrar em contato com a revista (relemufam@gmail.com).

1.7 Referências bibliográficas
1.7.1 As referências bibliográficas devem vir em fonte Times New Roman, em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT 6023 para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

1.8 Durante a submissão, anexar declaração de revisão da norma culta da língua conforme modelo (Anexo I).

1.9 Durante a submissão, anexar declaração de atendimento aos parâmetros éticos dados pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 466, de 12 de dezembro de 2012 e pela Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 em caso de pesquisa envolvendo seres humanos. Para autores/as estrangeiros, anexar declaração de atendimento aos parâmetros éticos equivalentes.

 

ANEXO I

DECLARAÇÃO

 

 

Declaro para os devidos fins que o manuscrito “Título do manuscrito” de autoria de “Nome/s do/a/s autor/as ” segue a norma culta da língua portuguesa e/ou Español.

 

Local/data.

_________________________________________________

Assinatura

Nome do/a Revisor/a

Revisor

Titulação

Instituição em que foi formado/a

CPF e/ou Documento de Identificação nos casos de colaboradores de outros países falantes do português e/ou espanhol/ Español

 

ANEXO I

DECLARACIÓN

 

Declaro para los debidos fines que el manuscrito “Título del manuscrito” de la autoría de “Nombre/s de las personas autoras”, cumple con la norma culta de la lengua portuguesa y/o española.

 

Lugar y fecha

_______________________________________

 

Firma

Nombre de la persona revisora

Persona revisora

Título

Institución en la que fue graduado

CPF y/o documento de identificación en los casos de personas colaboradoras de otros países hablantes del portugués y/o español.

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE/ÉTICA

Eu, “.................................................................................................................”, autor/a do
manuscrito intitulado “...................................................................................................,” nos
seguintes termos:

“Declaro que o trabalho supracitado atendeu aos parâmetros éticos dados pela Resolução do
Conselho Nacional de Saúde n° 466, de 12 de dezembro de 2012 e pela Resolução nº 510, de 07
de abril de 2016, razão pela qual torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”

Local e data

.................................................................................

Assinatura Digital