Entre o rural e o urbano: modos de viver a velhice em Parintins

Autores

  • Alice Alves Menezes Ponce de Leão Nonato
  • Érica Nascimento Alves Universidade Federal do Amazonas
  • Samuel Anselmo Filho Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este trabalho traça um panorama sobre o que é ser velho na cidade de Parintins – Amazonas a partir da inserção nos circuitos socioculturais das áreas urbana e rural. Entende-se que, na Amazônia, a vida das pessoas mais velhas é mediada por uma cultura que valoriza os saberes tradicionais e a ressignificação da vida através da convivência familiar, comunitária e social. A metodologia é resultante de pesquisa bibliográfica e de campo de dois projetos de iniciação científica. Conclui-se que a bela velhice não se amolda a um padrão, mas que respeita a pluralidade de vivências elaboradas e reelaboradas a partir da construção sociocultural que permeia a trajetória de vida dos idosos.

Biografia do Autor

Alice Alves Menezes Ponce de Leão Nonato

Assistente Social.  Mestre em Serviço Social e Doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins.

Érica Nascimento Alves, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica finalista do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins. Pesquisadora de Iniciação Científica (PIBIC) – 2015-2016.

Samuel Anselmo Filho, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins. Pesquisador bolsista FAPEAM de Iniciação Científica (PIBIC) – 2015-2016.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Ponce de Leão Nonato, A. A. M., Alves, Érica N., & Filho, S. A. (2016). Entre o rural e o urbano: modos de viver a velhice em Parintins. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 195–209. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2695