Animes e Mangás na Escola

Atuações Críticas da Psicologia escolar

Autores

  • Rebecca Moura de Almeida Ferreira Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
  • Vera Lúcia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas https://orcid.org/0000-0003-2062-0680

Resumo

O presente estudo tem como objetivo conhecer e refletir sobre o uso das mídias japonesas, animes e mangás, como materialidade mediadora no trabalho do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual situada na cidade de Campinas como uma proposta de pesquisa-intervenção. Os resultados evidenciaram a potência dessas mídias para acessar as emoções e estimular a imaginação dos adolescentes, além de favorecerem o enfrentamento do preconceito presente no contexto escolar. Observou-se uma identificação e elaboração de sentimentos e emoções desencadeando um processo de reflexão, tomada de decisão e mudança no modo de pensar dos estudantes. O psicólogo escolar, buscando suscitar a reflexão em um contexto escolar acessível e receptivo, pode se utilizar dessas mídias para compreender os interesses, frustrações e medos dos adolescentes.

Palavras-chave: Psicologia Escolar; Psicologia Histórico-cultural; Anime; Mangá.

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Biografia do Autor

Rebecca Moura de Almeida Ferreira Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Psicóloga, mestranda pela PUC/Campinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faz parte do Grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) e investiga a potência dos animes e mangás dentro da psicologia e no desenvolvimento. E-mail: rebeccamaferreira@gmail.com

Vera Lúcia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Dra. em Psicologia da Educação, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC/Campinas. É líder do grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED). E-mail: vera.trevisan@uol.com.br

Publicado

2023-07-14 — Atualizado em 2023-07-14

Como Citar

Moura de Almeida Ferreira Carvalho, R., & Trevisan de Souza, V. L. (2023). Animes e Mangás na Escola: Atuações Críticas da Psicologia escolar. Revista Eletrônica Mutações, 15(25), 111–123. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/11941

Edição

Seção

ARTIGOS/MANUSCRITOS - TEMA LIVRE