Sobre a Revista

A Revista Eletrônica Mutações (RELEM) é um periódico científico-tecnológico semestral (com publicação de edições especiais e suplementares) ligado à Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos - NEPAM/UFAM: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42719; ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Trabalho, Saúde e Serviço Social - NEPTRASS/UFAM: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776462 e ao Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Reúne trabalhos inéditos relacionados à cultura, linguagem e espacialidade. As edições se constituem na forma de dossiês temáticos (artigos científicos, resenhas, reportagens, visualidades e entrevistas), com temas relacionados à linguagem (discursos e conteúdos), cultura (comunicação, mídia e cibercultura) e espacialidade (territorialidades, representações e espaços vividos). Tendo como propósito fomentar diálogos interdisciplinares, o periódico objetiva publicar textos que levam em consideração o fato dos ambientes sociais representarem modelos políticos e econômicos e, portanto, expressarem lutas e conflitos disseminados no cotidiano.

A Revista Eletrônica Mutações (ISSN Eletrônico 2178-7018) foi classificada pelo Sistema Qualis-Periódico da CAPES no Quadriênio 2017/2020 e apresenta o QUALIS CAPES: B3 (Comunicação e Informação, Engenharias III, Interdisciplinar, Linguística e Literatura, Serviço Social e Sociologia.

No Quadriênio 2014/2016, no estrato B4 nas áreas de Geografia, Interdisciplinar e Planejamento Urbano e Regional / Demografia, no estrato B5 na área de Ciências Ambientais, Comunicação e Informação, Psicologia, Sociologia e no estrato C na área de Linguística e Literatura.

Está em processo de revisão da política editorial de modo a ampliar o espectro de alcance científico.

Anúncios

Prorrogado o prazo para envio de artigos para o v. 16, n. 27 (2023): DOSSIÊ: “SOCIOJURÍDICO EM DEBATE: tecituras entre a fetichização do Direito e o desvelamento do real”

2023-08-24

Caros leitores/as, autores/as, pesquisadores/as e demais interessados/as,

 

A Comissão Executiva Editorial da Revista Eletrônica Mutações (https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/index) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (https://ufam.edu.br/), informa que prorrogou o prazo para o envio de manuscritos para composição do v. 16, n. 27 (2023): DOSSIÊ: “SOCIOJURÍDICO EM DEBATE: tecituras entre a fetichização do Direito e o desvelamento do real”, referente ao segundo semestre de 2023.

Autoras (es) interessada(os) em submeter artigos/manuscritos para o v. 16, n. 27 (2023): DOSSIÊ: “SOCIOJURÍDICO EM DEBATE: tecituras entre a fetichização do Direito e o desvelamento do real”, dispõem de mais tempo. O prazo foi prorrogado para o dia 10 de novembro de 2023.

Realizar o cadastro na plataforma da Relem: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/user/register de acordo com as orientações da Relem. No caso de envio via sistema, inserir a informação "SOCIOJURÍDICO EM DEBATE: tecituras entre a fetichização do Direito e o desvelamento do real”, em "Comentários ao Editor".

Problemas no envio/acesso à plataforma: acionar os e-mails: relemufam@gmail.com ou gladson@ufam.edu.br. Destacar “SOCIOJURÍDICO EM DEBATE: tecituras entre a fetichização do Direito e o desvelamento do real”.

 

Saiba mais sobre Prorrogado o prazo para envio de artigos para o v. 16, n. 27 (2023): DOSSIÊ: “SOCIOJURÍDICO EM DEBATE: tecituras entre a fetichização do Direito e o desvelamento do real”

Edição Atual

v. 16 n. 26 (2023): PESQUISAR COM: diálogos e percursos interdisciplinares
					Visualizar v. 16 n. 26 (2023): PESQUISAR COM: diálogos e percursos interdisciplinares

Articular saberes e práticas produzidos a partir das diferentes abordagens participativas requer a ousadia de romper com modelos tradicionais na produção científica, ampliando os sentidos e percursos para a produção do conhecimento. A participação se expressa numa prática cidadã que se sustenta em marcos teóricos, tipologias e modelos metodológicos, fundamentados em valores construídos no marco dos direitos humanos. Esta perspectiva nos remete para a importância de sistematizar o conhecimento em seu processo de construção, a partir de diferentes abordagens como a pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR), pesquisa-intervenção, pesquisa-ação, pesquisa participante, entre outras designações. Mais importante do que as nomenclaturas é a prática da “parceria” e a reflexão sobre essa prática de co-criação e do igual valor do conhecimento de cada parceiro, pois o importante é fazer pesquisas “com” parceiros da comunidade, membros, atores sociais e grupos.  (WALLERSTEIN, 2018). A interdisciplinaridade e diversidade de autores e referências que tecem este campo se configuram como valores essenciais.

Organizadores/as: Nilza Rogéria de Andrade Nunes – PPGSS / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Brasil - (http://www.ser.puc-rio.br/); Kátia Maria Braga Edmundo - Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil. (IDOMED/UNESA-Rio, https://portal.estacio.br/) e César Augusto Paro - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa (https://www.unifesspa.edu.br/).

Publicado: 2023-08-25

APRESENTAÇÃO

Ver Todas as Edições

Declaração de direitos autorais

Os artigos/manuscritos publicados, bem como as referências citadas, na Rev. Eletrônica Mutações (Relem) são de inteira responsabilidade de seus(suas) autores(as). Ao submeter seus manuscritos à Relem o(a) autor(a), compromete-se a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Acrescente-se, tratar-se de declaração tácita de que os materiais apresentados seguem todos os parâmetros, sobretudo quanto a estar livre de direito de autor, não cabendo, portanto, à Relem e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas decorrentes da publicação no periódico.