“HÁ UM JOGO DE RELÂMPAGOS SOBRE O MUNDO”: A PERSONA LUIZA NETO JORGE NA POESIA FEMINISTA

Autores

  • Carolina Alves Ferreira de Abreu Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Neste artigo propôs-se fazer um estudo direcionado à abordagem da mulher na poesia da portuguesa Luiza Neto Jorge, no livro Corpo Insurrecto e Outros Poemas organizado por Floriano Martins, no qual pretende-se analisar os poemas “Metamorfose” e “Canção para o dia igual”. Para o estudo acerca da temática analisada, utilizou-se como fundamentação teórica as ideias de Simone de Beauvoir, em O Segundo Sexo, acerca da libertação feminina dos moldes patriarcais. Complementa-se a base teórica com as ideias de alguns críticos literários brasileiros e portugueses sobre a poesia de Luiza Neto Jorge, como também a análise dos símbolos no Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e de Juan Eduardo Cirlot. Algumas concepções acerca do corpo são esboçadas, tais como aquelas que mostram a complexa dualidade de relações, em que ora o corpo surge como um elemento destituído de importância, ora como algo relevante, que luta contra a interdição. O sujeito proposto, ou a linguagem, necessita quebrar os preceitos que aprisionam o ser mulher ou o ato criativo da escrita, desenvolvendo uma relação entre a ruptura da linguagem e a ruptura dos dogmas sociais e estéticos; entre a realidade hostil e estereotipada imposta à mulher ocidental e a reconstrução da linguagem e da identidade nos tempos da opressão ditatorial e patriarcal.

Biografia do Autor

Carolina Alves Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Aluna graduanda do nono período de Letras – Língua e Literatura Portuguesa; Discente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Orientadora do Projeto intitulado “Relações de Poder em Corpo Insurrecto, de Luiza Neto Jorge: a poesia em tempos sombrios.”; Professora Dr.ª de Literaturas em Língua Portuguesa do DLLP e do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFAM.

Downloads

Como Citar

Abreu, C. A. F. de, & Oliveira, R. do P. S. B. de. (2015). “HÁ UM JOGO DE RELÂMPAGOS SOBRE O MUNDO”: A PERSONA LUIZA NETO JORGE NA POESIA FEMINISTA. Revista Decifrar, 3(5), 43. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1076

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>