Considerações atinentes da psicomotricidade enquanto instrumentalização no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil

Autores

  • Alexandre Batista Nogueira
  • Elisângela Lessa
  • Kenyo Brelaz Monteiro
  • Januário Rodrigues Nogueira Filho

Resumo

O presente estudo, de natureza bibliográfica, analisa a relevância da psicomotricidade na Educação de cunho infantil. Objetiva-se discorrer a respeito da aparência relevante da Educação Psicomotora atinente a implicação desta como instrumentalização para o aperfeiçoamento e rentabilidade escolar e infantil, definindo especificamente o desenvolvimento psicomotor em crianças nos anos iniciais. O estudo discute, em um primeiro momento, referência do que é a psicomotricidade, em seguida abarca a importância desta para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, assim como as possíveis contribuições psicomotoras nas escolas da rede de Educação Acriançada e qual é o desempenho da escola ao incremento da psicomotricidade. Utilizaram-se autores como: Barreto (2000); Le Boulch (1984); Magda Soares (2002); Freire (1992); Costa (2001); Vygotsky (1997); Arendt (2005) e Fonseca (1988). Destarte, espera-se que o presente estudo possa servir como subsídio a reflexões pertinentes no ramo educacional propondo ponderações e características relacionadas ao objeto de estudo.

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Batista Nogueira, A. ., Lessa, E., Brelaz Monteiro, K. ., & Rodrigues Nogueira Filho, J. . (2021). Considerações atinentes da psicomotricidade enquanto instrumentalização no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil. Revista Eletrônica Mutações, 13(20), 23–33. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/8921