A rua como um lar: a invisibilidade de “cidadãos” em situação de rua no centro de Manaus

Autores

  • Noélio Martins Costa

Resumo

Resumo: O trabalho almeja analisar relações entre o discurso público sobre a marginalidade social e os modos específicos de vida desenvolvidos pelos marginalizados. Tentou-se problematizar e contribuir para elucidar questões referentes à cidade e à ocupação do espaço. Foram observadas as circulações de pessoas com suas histórias de vida, sonhos, esperanças e estigmas. Percebeu-se a predominância das transformações socioculturais, adaptabilidades e resistências frente ao novo, a hostilidade e a receptividade dentro da cidade. Objetivando compreender fatores históricos, percebeu-se como espaços públicos são vivenciados, organizados e percebidos pelos moradores de rua de Manaus.

Palavras-Chave: Marginalidade; invisibilidade; dinâmica da cidade; fenômenos urba

Biografia do Autor

Noélio Martins Costa

Possui graduação em licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), tem experiência na área de História nos níveis funtamental, médio e superior, com ênfase em História Social e Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação

Downloads

Publicado

2014-08-05

Como Citar

Costa, N. M. (2014). A rua como um lar: a invisibilidade de “cidadãos” em situação de rua no centro de Manaus. Revista Eletrônica Mutações, 5(9), p. 062–073. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/812