Educação e tecnologias de informação e comunicação: análise da realidade do município de Parintins-Am frente a essa nova realidade educacional

Autores

  • Danilo Pessoa Ferreira de Souza

Resumo

Este estudo empírico se propôs a verificar em que medida as escolas do município de Parintins-Am estão efetivamente utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s em sala de aula, como ferramentas para a construção de conhecimento. Participaram da pesquisa quatro escolas públicas da rede estadual, onde se trabalhou com 100 alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 13 e 15 anos e 21 professores. Foram aplicados questionários diferenciados para alunos e professores, de acordo com as necessidades da pesquisa. No geral, ambos foram avaliados quanto ao seu relacionamento com as TIC’s; quanto uso das TIC’s em sala de aula e quanto às reflexões feitas (entre professores e professores, professores e alunos) sobre as implicações das TIC’s na sociedade. Todas as hipóteses conjeturadas foram confirmadas, detendo-se uma reflexão mais profunda à terceira hipótese. Neste sentido, destaca-se que os resultados da análise da pesquisa revelam dados preocupantes e instigantes, e apontam para o fato de que as TIC’s devem ser utilizadas na educação como ferramentas para construção de conhecimento, e de forma a propiciar o desenvolvimento da criticidade dos educandos.

Biografia do Autor

Danilo Pessoa Ferreira de Souza

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus de Tabatinga. Graduado em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa (Universidade do Estado do Amazonas – UEA); Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (Centro de Formação, Estudos e Pesquisas – FORUM) e Mestrando em Ciências da Educação (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT).

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

de Souza, D. P. F. (2014). Educação e tecnologias de informação e comunicação: análise da realidade do município de Parintins-Am frente a essa nova realidade educacional. Revista Eletrônica Mutações, 5(9), p. 012–027. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/658