Estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos

Autores

Resumo

O presente artigo é fruto de um recorte da dissertação de mestrado em educação – FACED-UFAM “O Mito e sua importância na formação da cultura Amazônica” e tem como objetivo incitar o debate e a reflexão sobre a temática dos mitos, ressaltando as boas possibilidades de aprendizado que eles podem proporcionar. O trabalho aqui apresentado é parte da pesquisa bibliográfica, onde uma análise comparativa entre os mitos gregos e amazônicos evidenciou o valor cultural e educacional de ambos. Nessa comparação o elemento mítico universal, o fogo, nos serve de referencial para a análise dos mitos, tendo como eixo de aproximação doze categorias.

 

Palavras-Chave: Mito. Educação. Multiculturalismo. Cultura

Biografia do Autor

Aldenize Pinto de Melo Nascimento, Faculdade Mauricio de Nassau

Mestra em Educação pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, possui especialização e graduação em Filosofia também pela UFAM. Com experiência na área de Educação e Filosofia, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Possui experiência com Coordenação, Direção de Ensino e Ouvidoria Institucional em IES não pública. É auditora da ISO, Coaching e palestrante. Atualmente é professora na Faculdade Mauricio de Nassau.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Nascimento, A. P. de M. (2016). Estudo dos mitos amazônicos numa aproximação com os mitos gregos. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 180–194. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2812