Políticas de Permanência no Ensino Superior do ICSEZ/UFAM em Parintins

Autores

  • Maria Sandrelle Gonçalves Cardoso ICSEZ-UFAM
  • Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Professora do curso de Educação Física do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas
  • Andreza Gomes Weil Professora do curso de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A presente comunicação se propõe a discutir as condições de permanência no ensino superior oferecidas aos discentes do ICSEZ-UFAM-Parintins. Utilizou-se abordagem qualiquantitativa, a qual permitiu trabalhar com informações documentais, bibliográficas e dados estatísticos do perfil sociodemográfico do público alvo. O estudo demonstrou que os discentes do ICSEZ se caracterizam como jovens estudantes, os quais vivenciam vulnerabilidade socioeconômica e consequentemente desafios em sua permanência  no ensino superior. Ainda, identificou os programas Bolsa Trabalho, Bolsa Acadêmica, Auxílio Moradia, Restaurante Universitário e Apoio a alunos com deficiência. Verificou-se que embora importantes, tais programas e serviços precisam ser ampliados e melhor adaptados à realidade socioeconômica dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Sandrelle Gonçalves Cardoso, ICSEZ-UFAM

Assistente Social MSc do Instituto de Ciências Sociais Educacao e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2016-10-24

Como Citar

Cardoso, M. S. G., Santos, S. F. da S. dos, & Weil, A. G. (2016). Políticas de Permanência no Ensino Superior do ICSEZ/UFAM em Parintins. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 264–278. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2316