Gênero e Economia dos Cuidados no Âmbito da Divisão Sexual do Trabalho: Uma Discussão Introdutória

Autores

  • Évelin Lorenna Paixão Gois Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo busca refletir acerca da divisão sexual do trabalho, a partir do entendimento de gênero, enquanto categoria (perspectiva) de análise, e gênero enquanto conceito. Abordou-se como se dá a construção da desigualdade de gênero a partir da definição de papéis desiguais para o masculino e o feminino que com o tempo leva a hierarquização do trabalho realizado por homens e mulheres. Discutiu-se como atribuição de papéis geralmente vinculados aos cuidados da casa e da família para as mulheres e a responsabilização pelo sustento da casa ao homem, favorecendo assim a perpetuação da dominação masculina.

Biografia do Autor

Évelin Lorenna Paixão Gois, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2016), MBA em Gerenciamento deProjetos Governamentais pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS (2013-2014) e graduação em Gestão Públicapelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2008-2012)

Downloads

Publicado

2018-02-07

Como Citar

Gois, Évelin L. P. (2018). Gênero e Economia dos Cuidados no Âmbito da Divisão Sexual do Trabalho: Uma Discussão Introdutória. Revista Eletrônica Mutações, 8(15), 0003–0017. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2250