Um olhar sobre o desenvolvimento da infância

uma abordagem comparativa entre infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo comparativo é realizar análise comparativa entre infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud. Freud no desenvolvimento psicossexual discute os instintos, em que, os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (energia sexual) instintiva que se desenvolve através de cinco estágios (oral, anal, fálico, latente e genital), sendo cada um deles caracterizado por uma zona erógena. Já a teoria defendida por Jean Piaget diz respeito ao desenvolvimento dos processos de pensamento e estados mentais e como esses processos influenciam a maneira como as pessoas entendem e interagem com o mundo. O infantil e a infância são apenas terminologias, a real discussão é proporcionar mecanismos para ampliar estudos na área da criança e do adolescente enquanto sujeito peculiar em desenvolvimento para assim torná-los adultos saudáveis físico e mentalmente.

 

Referências

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

CASTRO, Raquel Almeida de. Psicologia Geral, 2016. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/5533/7/A)%20Psicologia%20Geral.pdf

. Acesso em: 2 abr. 2023.

CHIABAI, Isa Maria. A influência do meio rural no processo de cognição de crianças da pré-escola: uma interpretação fundamentada na teoria do conhecimento de Jean Piaget. Tese de Doutorado. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 1990.

COLL, C.; MARTÍ, E. Aprendizagem e desenvolvimento: a concepção genético-cog­nitiva da aprendizagem. In: COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. et al. Desenvolvi­mento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. v. 2. Porto Alegre: Artmed, 1996, p. 105-121.

COLL, César (org.). O construtivismo na sala de aula. 3ª ed. São Paulo: Atica, 2007.

COSTA, Teresinha. Psicanálise com crianças. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DESSEN, Maria Auxiliadora. BISINOTO, Cynthia. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisplinar. A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação. DESSEN, Maria Auxiliadora; MACIEL, Diva Albuquerque (Orgs.). Curitiba: Juruá EDITORA, 2014.

FREUD, S. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. ESB Vol. VII. Rio de Janeiro, Imago, 1989.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1973.

______. Seis estudos de psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva - 24º Ed. Rio de Jneiro: FORENSE UNIVERSITARIA, 1999.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8ºed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

URRUTIGARAY, Maria Cristina. Desenvolvimento da infância e adolescência. Rio de Janeiro: SESES, 2016.

TRILLAT, E. História da Histeria. São Paulo: Escuta, 1991.Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico] / Josieli Piovesan ... [et al.]. – 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilaine Queiroz de Oliveira, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM

Psicologia: Pós-Graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Práticas em Terapia Ocupacional. Graduação em Psicologia. Serviço Social: Mestra em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM. Pós-Graduada em Gerontologia Social e Docência do Ensino Superior. Graduação em Serviço Social. Gestão: Pós-Graduada em Liderança e Gestão para Alta Performance. Pós-Graduada em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar. Graduação Tecnólogica em Gestão de Recursos Humanos. Experiência em Coordenação de Curso e Docência do Ensino Superior. Experiência em Estágio Curricular Obrigatório. Experiência em Pesquisa e Extensão. Atuou como Assistente Social na Fundação Rede Amazônica (2020-2021). Foi Membro do Conselho Regional em Serviço Social da Chapa 3 Continuar a História: Fortalecendo o Serviço Social no Amazonas - 2023-2026 como Segunda Suplente. Atualmente é Técnica Analista (Bolsista) do Departamento de Operação de Fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPEAM, colaborando na implementação financeira dos Auxílios Pesquisa aprovadas no âmbito dos programas da FAPEAM, acompanhamento financeiro dos projetos, quanto ao seu pagamento e prestação de contas financeira junto à FAPEAM. E-maail: mariqueiroz15@gmail.com

Fernanda Priscila Alves da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Fernanda Priscila Alves da Silva, Psicóloga e Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação e Contemporaneidade, UNEB. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação e Contemporaneidade, UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa: Encruzilhadas Amazônidas - Grupo Contracolonial de Pesquisa em Artes, Educação e Psicologia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro e pesquisadora do Grupo de pesquisa: Educação, desigualdades e diversidades (Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, UNEB).Membro e Pesquisadora do Grupo de Estudos Família, (Auto)Biografia e Poética (FABEP), da Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Membro e Pesquisadora Grupo de Estudos em Saúde e Cultura Corporal de Movimento (GESCCOM) da Universidade Federal do Amazonas/ ICSEZ. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFAM). Linha de Pesquisa: Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia. E-mail: fernandasilva@ufam.edu.br

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Oliveira, M. Q. de, & Silva, F. P. A. da . (2025). Um olhar sobre o desenvolvimento da infância: uma abordagem comparativa entre infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud. Revista Eletrônica Mutações, 17(29), 90–102. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/18557