Um olhar sobre o desenvolvimento da infância
uma abordagem comparativa entre infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud
Resumo
O objetivo deste estudo comparativo é realizar análise comparativa entre infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud. Freud no desenvolvimento psicossexual discute os instintos, em que, os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (energia sexual) instintiva que se desenvolve através de cinco estágios (oral, anal, fálico, latente e genital), sendo cada um deles caracterizado por uma zona erógena. Já a teoria defendida por Jean Piaget diz respeito ao desenvolvimento dos processos de pensamento e estados mentais e como esses processos influenciam a maneira como as pessoas entendem e interagem com o mundo. O infantil e a infância são apenas terminologias, a real discussão é proporcionar mecanismos para ampliar estudos na área da criança e do adolescente enquanto sujeito peculiar em desenvolvimento para assim torná-los adultos saudáveis físico e mentalmente.
Referências
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CASTRO, Raquel Almeida de. Psicologia Geral, 2016. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/5533/7/A)%20Psicologia%20Geral.pdf
. Acesso em: 2 abr. 2023.
CHIABAI, Isa Maria. A influência do meio rural no processo de cognição de crianças da pré-escola: uma interpretação fundamentada na teoria do conhecimento de Jean Piaget. Tese de Doutorado. São Paulo: Instituto de Psicologia da USP, 1990.
COLL, C.; MARTÍ, E. Aprendizagem e desenvolvimento: a concepção genético-cognitiva da aprendizagem. In: COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. v. 2. Porto Alegre: Artmed, 1996, p. 105-121.
COLL, César (org.). O construtivismo na sala de aula. 3ª ed. São Paulo: Atica, 2007.
COSTA, Teresinha. Psicanálise com crianças. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
DESSEN, Maria Auxiliadora. BISINOTO, Cynthia. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisplinar. A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação. DESSEN, Maria Auxiliadora; MACIEL, Diva Albuquerque (Orgs.). Curitiba: Juruá EDITORA, 2014.
FREUD, S. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. ESB Vol. VII. Rio de Janeiro, Imago, 1989.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1973.
______. Seis estudos de psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sergio Lima Silva - 24º Ed. Rio de Jneiro: FORENSE UNIVERSITARIA, 1999.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 8ºed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
URRUTIGARAY, Maria Cristina. Desenvolvimento da infância e adolescência. Rio de Janeiro: SESES, 2016.
TRILLAT, E. História da Histeria. São Paulo: Escuta, 1991.Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico] / Josieli Piovesan ... [et al.]. – 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Mutações - RELEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.