Um “Palmeira de todos”

um discurso de demarcação de terras indígenas

Autores

  • José Washington Vieira Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Roberto Rivelino Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

O presente artigo busca analisar o acontecimento discursivo do dia 20 de agosto de 2013, quando uma movimentação de posseiros e grileiros de terras indígenas se reúnem contra a FUNAI e o processo de demarcação de terras dos povos originários. Tomando o apontamento teórico da Análise do Siscurso de linha francesa filiada a Pêcheux, pretendemos lançar luz sobre as condições de produção do discurso, analisando, para esse fim, o material (panfleto) distribuído pelo grupo que se intitula “Palmeira de Todos”, assim como a matéria do site de notícias G1 Alagoas, cujas materialidades discursivas evidenciam os movimentos neoliberais que interpelam ideologicamente a terra e os sujeitos que nela habitam.

 Palavras-chave: Discurso político; Ideologia; Memória; Acontecimento discursivo; Xukuru-kariri.

 

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3 ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

BORGES, Águeda Aparecida da Cruz. Identificação/subjetivação do índio xavante na cidade de barra do garças/mt - alteridade irredutível? Anais, Abralin, 2009.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do Discurso político o discurso comunista endereçado aos Cristãos. São Carlos, EdUFSCar, 2014.

G1AL. por Carolina Sanches. Demarcação de terras indígenas gera tensão em Palmeira dos Índios, AL. Disponível em: <http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/10/demarcacao-de-terras-indigenas-gera-tensao-em-palmeira-dos-indios-al.html> Acesso em: 20 nov. 202. 

GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014. 

MARIANI, Bethania. O PCB e a imprensa: Os comunistas no imaginário dos jornais. (1992-1989). Rio de Janeiro: Revan; Campinas, Ed. da Unicamp, 1998. 

MARX, Karl. O 18 brumário de Luís Bonaparte; São Paulo: Editorial Boitempo, 2011. 

MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. seleção, tradução e notas Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012. 

MARX, K; ENGLES, F. Manifesto do partido comunista. Ed. 1ª, Editora Expressão Popular. São Paulo, 2008. 

MÉSZÁROS, István. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado; tradução Maria Izabel Lagoa. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2015. 

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8a. ed. Campinas: Pontes. 2020. 

ORLANDI, Eni P. Uma história do conhecimento, uma história da língua (Prefácio). In: ______. Língua e produção do conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 9-17. 

ORLANDI, Eni Pucinelli. Discurso em Analise: Sujeito, Sentido e Ideologia. Campinas, SP. Editora Pontes, 2017. 

ORLANDI, Eni Pucinelli. Cidades dos Sentidos. Campinas, SP. Editora Pontes, 2004. 

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014 p.61-162.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2014. 

PÊCHEUX, M. O discurso estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. 7º. ed. Campinas, SP, Pontes Editora, 2015. 

PÊCHEUX, Michel. Análise do discurso: Michel Pêcheux textos selecionados. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. Campinas, SP. Ed 4ª. Pontes Editores, 2015. 

PETRI, Verli Fátima da Silveira. Manifestação. In.: NUNES, J. H. A Enciclopédia Discursiva da Cidade. Campinas: RG, 2012. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete%2Fview&id=60 acesso em 24 de nov. de 2021. 

PEIXOTO, José Adelson Lopes. Memórias e imagens em confronto: os Xucuru-Kariri nos acervos de Luiz Torres e Lenoir Tibiriçá. João Pessoa, 2013. 

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento - política e filosofia; tradução de Ângela Leite Lopes. — São Paulo: Ed. 34, 1996. 

SANTOS, Maria Aparecida Oliveira dos. No som do maracá e no despertar da história: o Toré como autoafirmação cultural do povo Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios-AL, Garanhuns, 2020. 

SANTOS, Luan Moraes dos. Os Xukuru-Kariri e as elites: história, poder e conflito territorial em Palmeira dos Índios – AL (1979-2015). 2019.129 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. 

ZOPPI-FONTANA, M. G. Acontecimento, arquivo, memória: às margens da lei. Leitura, Maceió, n. 30, p.175-205, jul.-dez. 2002.

Biografia do Autor

José Washington Vieira Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). E-mail: washingtonvs1@hotmail.com / https://orcid.org/0000-0002-1840-8165.

Roberto Rivelino, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando em Análise do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes (Unit AL). Especialização em Literatura Brasileira e Linguística na Universidade Cidade de São Paulo(Unicid). Graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Experiência profissional em jornalismo Impresso, Rádio, TV e Webjornalismo, com ênfase em reportagem investigativa, assessoria de imprensa e chefia de redação e assessoria em Jornalismo Cultural. Atuação como professor universitário desde 2000 (UFAL, Cesmac e Unit AL), com ênfase em formação de repórter, discurso jornalístico e gestão em curso superior. Experiência em Jornalismo Público: Presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) - Sistema de Comunicação Pública de Alagoas (TV Educativa, Rádios Difusora e FM Educativa e Espaço Cultural Linda Mascarenhas). Diretor de Programas da TVE AL. Professor da Pós-Graduação (Latu Sensu) em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias do Centro Universitário Tiradentes (Unit AL). Coordenação da rádio web do Centro Universitário Tiradentes - Unit -AL. Coordenador operacional dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Tiradentes - Unit AL e ministra disciplinas nas áreas de Processos de Produção Jornalística e Narrativas Jornalísticas (Impresso, TV, Rádio e Digital) no curso de Jornalismo da Unit - AL. Membro do Conselho Superior do Centro Universitário Tiradentes (CONSUPE). E-mail: robertoamorim@fale.ufal / https://orcid.org/0000-0001-8699-5472

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Vieira Silva, J. W., & de Amorim, R. R. . (2023). Um “Palmeira de todos”: um discurso de demarcação de terras indígenas. Revista Eletrônica Mutações, 15(25), 139–155. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13133