Políticas Curriculares do Ensino Básico em Moçambique

proposta do modelo ‎curricular de aprendizagem solidária de inspiração progressista

Autores

Resumo

A Primeira República preocupou-se com agenda cultural do povo moçambicano através da educação, respeitando sempre o intercâmbio com outros povos, sem perder de vista a identidade nacional. Para isso, ficou discutido e decidido, de forma consensual, que todos deveriam ser responsáveis e vigilantes na construção e implementação de uma filosofia de vida que se pretendia construir em Moçambique e que a educação foi vista como uma prioridade para a materialização desse “sonho”. Portanto, com a modernização do Estado influenciado pela globalização houve crise de valores, hábitos e costumes locais nos centros de formação tanto na sociedade em geral. Assim, com vista revitalização de valores sócio-culturais posto em crise pela globalização, principalmente, no Ensino Básico, propõe-se um modelo curricular baseado em inteligência social, isto é, uma aprendizagem ancorada em saberes, valores, hábitos e costumes locais. A partir da fundamentação teórica de Tapia (2006) propôs-se a aprendizagem solidária, de inspiração progressista, como alternativa ao modelo curricular do Ensino Básico em Moçambique.

Palavras-chave: Cultura; Ensino Básico e Aprendizagem Solidária

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Biografia do Autor

Fernando André Muzime, Universidade Metodista Unida de Mocambique - UMUM

Doutor em Educação pela Universidade Eduardo Mondlane; docente e investigador na Universidade Metodista Unida de Moçambique. E-mail: fernandomuzime@gmail.com

Octavio Zimbico, Universidade Eduardo Mondlane - UEM

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Docente na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. . E-mail: o.zimbico@gmail.com

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Muzime, F. A., & Zimbico, O. . (2024). Políticas Curriculares do Ensino Básico em Moçambique: proposta do modelo ‎curricular de aprendizagem solidária de inspiração progressista. Revista Eletrônica Mutações, 16(27), 32–46. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/13120