Os/as musicistas alagoanos/as e o discurso do apelo

entre a legalidade e as manifestações discursivas

Autores

  • Rodrigo Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Sylvio Ramires Universidade Federal de Roraima - UFRR

Resumo

Com o agravamento da pandemia de COVID-19 e o consequente recrudescimento das medidas de distanciamento social, tornou-se objeto de discussão a necessidade de se adotar protocolos de funcionamento para bares e restaurantes em Alagoas, visto que as fragilidades dos/as trabalhadores/as que atuam nesses locais foram ressaltadas. No presente trabalho, buscou-se apreender os sentidos produzidos pelo discurso dos/as musicistas alagoanos, a partir das manifestações ocorridas em dezembro de 2020, na capital de Alagoas, Maceió, cujos enunciados então formulados configuraram uma reação àquilo que, de acordo com os/as trabalhadores/as da cadeia produtiva musical, representou uma contradição. Trata-se dos termos identificados no discurso jurídico materializado no artigo 9º do Decreto Governamental n. 72.438, que dispôs sobre as regras de flexibilização para o funcionamento de bares e restaurantes no Estado durante o período pandêmico. Este decreto autorizou o funcionamento de tais estabelecimentos, mas proibiu a presença de apresentações de música ao vivo. Assim, os/as trabalhadores/as que se utilizam da música como ferramenta de laboração para obterem renda se viram excluídos/as desses ambientes. Nosso gesto de análise se dá com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa. Nela encontramos a fundamentação necessária para capturar os sentidos dos discursos produzidos pelos/as trabalhadores da categoria musical alagoana que foram às ruas, às mídias sociais e aos meios de comunicação se manifestar em dezembro de 2020. O resultado a que essa pesquisa chegou/apontou para o fortalecimento coletivo dos/as musicistas enquanto classe de trabalhadores a partir de uma luta unificada.

Palavras-chave: Discurso; Decreto; Manifestações; Trabalho; Musicistas.

Referências

AMARAL Maria Virgínia Borges. Materialidades Imagéticas/Discursivas Como Linguagem da Vida Real. In: ALCÂNTARA Norma, AMARAL Maria Virgínia Borges (Orgs.). Trabalho, política, vida cotidiana e serviço social. V.2, Maceió: ADUFAL, p. 199-224. 2017.

AMARAL, M. Virgínia Borges. A negação da memória do trabalho no discurso do capital. In: Resgate - Rev. Interdiscip. Cult., Campinas, v. 24, n. 1 [31], p. 37-54, jan./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v24i1.8647096

ARAÚJO, Maurício Azevedo de; DUTRA, Renata Queiroz; JESUS, Selma Cristina de. Neoliberalismo e Flexibilização da Legislação Trabalhista no Brasil e na França. Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, [S.l.], n. 242, p. 558-581, mar. 2018. Disponível em:

https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/cadernosdoceas/article/view/401/330 Acesso em: 28 jul. 2021

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos/ Jean-Jacques. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

FLORÊNCIO, Ana Maria Gama et al. Análise do Discurso: fundamentos & prática. Maceió: Edufal, 2009

KURLE, Adriano. Indústria Cultural: quando a arte encontra a mercadoria. Porto Alegre: 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/intuitio/article/view/13456/9383. Acesso em: 20 ago. 2021 

LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina (org.) Glossário de termos do Discurso – edição ampliada/Organizadora: Maria Cristina Leandro-Ferreira; Prefácio de Bethânia Mariani. – 1.ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

LEITE, Gabi. [FIGURA 3 - Cartaz de convocação para os protestos]. Whatsapp: [ Grupo SOS Músicos Alagoanos – extinto] 24 dez. 2020. 13:00. 1 mensagem de Whatsapp. 

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique.(1987). Novas tendências em análise do discurso. 2.ed. Trad. Freda Indursky. Campinas, SP: Pontes, 1993.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Volume I, Livro I, Tomo I, Coleção Os Economistas, Tradução Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural. 1985a.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretação: Autoria, leitura e efeito do trabalho simbólico. 5ª Edição, Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 13ª Edição, Campinas: Pontes. 2020.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 5ª ed. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, M. Análise de Discurso. Textos selecionados: Eni Puccinelli Orlandi – Campinas, SP: 4ª Edição – Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, M. A proposito da Análise Automática do Discurso: Atualização e perspectivas (1975). Tradução: Péricles Cunha. In: GADET & HAK (Orgs). Análise automática do discurso. Campinas, SP: Ed. Da UNICAMP, 1997.

PETRI, Verli Fátima da Silveira. Verbete Manifestação. in.: Enciclopédia discursiva da cidade. 2013 disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/endici/index.php?r=verbete%2Fview&id=60 Acesso em: 27 ago. 2021.

ROUANET, Sérgio Paulo. Teoria Crítica e Psicanálise. Rio de Janeiro/Fortaleza. Tempo Brasileiro/Edições, 1983.

Biografia do Autor

Rodrigo Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Discente do curso de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura - PPGLL - UFAL sob orientação da prof.a. Dra. Maria Virgínia Borges Amaral. E-mail: rodrigosantosguitarra@gmail.com / https://orcid.org/0000-0003-3115-1138 

Sylvio Ramires, Universidade Federal de Roraima - UFRR

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo realizado seu Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com estágio doutoral na L´école des Hautes Études en Science Sociales (L´EHESS). Atualmente, é Professor Adjunto da UFRR, onde coordena o Grupo de Estudos em Cultura e Sociabilidades na Amazônia - Épikos. E-mail: sylvioramires@hotmail.com / https://orcid.org/0009-0000-4158-9569 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Santos, R., & Ramires, S. (2023). Os/as musicistas alagoanos/as e o discurso do apelo: entre a legalidade e as manifestações discursivas. Revista Eletrônica Mutações, 15(25), 124–138. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12937