Ensino remoto na perspectiva da criatividade

outras possibilidades além das lentes tradicionais

Autores

Resumo

No período pandêmico, o ensino remoto emergencial se apresentou como um desafio no território da educação básica brasileira. O presente artigo objetiva-se refletir acerca dos desafios e possibilidades de um ensino remoto a luz da criatividade, na tentativa de abrir brechas no pensamento simplificador a partir do diálogo recursivos. O artigo parte da inquietação: De que maneira as epistemologias da criatividade possibilita uma pratica pedagógica remota para além das lentes simplificadoras e fragmentadoras do ensino tradicional? A pesquisa foi trilhada a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, onde os resultados demonstram que no contexto pandêmico, os professores em sua prática pedagógica remota, apresentaram dificuldades em romper com a simplificação e fragmentação no processo de construção do conhecimento. As leituras bibliográficas apontaram novas possibilidades para a pratica pedagógica a partir da criatividade contribuindo assim para um bem comum.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Criatividade; Pandemia.

 

Referências

 

Brasil; Parecer MEC n. 05/2020 – Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, Brasília, 2020.

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

GUILFORD, R. D. Creatividad y educación, Buenos Aires: Paidós, Strom 1978.

 

MAGALHAES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: ED. da PUC Goiás, Liber, 2012.

MACHADO, Nilson Jose. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MORAES, M. C. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído. Goiânia, GO, v.5, n.1, p. 1-19, jan./jun., 2015a. Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/teri/issue/view/1593/showToc>. Acesso em: 11 mar. 2021.

MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana; WHH – Willis Harman House, 2008.

Morin, Edgar. Ciência com consciência; tradução de Maria

D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8º ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo; tradução Eliane Lisboa. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PINHO, Maria José. Políticas de formação de professores: Intenção e realidade. Goiânia: Editora Cânone, 2007.

TORRANCE, E. P. Implicacion es educativas de la creatividad. Salamanca: Anaya,1976.

TORRE, S. de La. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.

TORRE, S. de La. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodriguez. São Paulo: Madras, 2005.

DARROW, F.; Allen, R. V. Actividades para el aprendizaje creador. Buenos Aires: Paiós,1965.

CERIONI, Clara. Coronavírus tirou 1,5 bilhão de alunos das salas de aula em todo o mundo. EXAME, 24 maio. 2020. Disponível em: https://exame.com/mundo/coronavirus-tira-15-bilhao-de-alunos-das-salas-de-aula-em-todo-o-mundo. Acesso em: 07 mar. 2021.

https://www.extraclasse.org.br/educacao/2021/04/a-pandemia-agravou-o-que-ja-era-um-drama-na-educacao-basica/ Acesso em: 07 fev. 2023.

Biografia do Autor

Marina Carla da Queiroz, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Secretaria Municipal de Educação de Palmas - TO: Palmas, Tocantins, BR. Mestrado em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação). E-mail: marinacarlla@gmail.com

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Titular e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura.Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas;política educacional; teoria da complexidade. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor. E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Queiroz, M. C. da, & Pinho, M. J. de . (2024). Ensino remoto na perspectiva da criatividade: outras possibilidades além das lentes tradicionais. Revista Eletrônica Mutações, 16(27), 18–31. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12175