A Arte Africana na Diáspora

as tranças na manutenção da vida

Autores

  • Beatriz Adão Pascoal da Costa Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade – NEPI – PPGSS/PUC-SP
  • Elias Justino Bartolomeu Binja Centro Universitário das Américas - FAM

Resumo

No presente trabalho, propõe-se a refletir acerca da arte africana na diáspora. Dada a abrangência da arte em si, foca essencialmente nas tranças como elemento de manutenção da vida, reflexo da tradição africana. Nossa questão de fundo é problematizar e deslocar as tranças do mero exercício estético ou da moda, para remetê-las no contexto da cultura africana, como legado da ancestralidade. Nosso recorte no mosaico cultural africano, cinge-se nos povos do tronco Bantu, em particular no povo angolano, que guardada as devidas proporções, lutam pela preservação e valorização da cultura na diáspora. Não é nosso objetivo exaurir a temática, apenas suscitar a reflexão, abrir espaço para o debate, além de propor caminhos que restaurem a importância e a consciência das tranças na diáspora. Nossa abordagem desloca as tranças do mero exercício estético banal, para a afirmação da identidade africana.

Palavras Chave: Diáspora africana; Tranças; Arte Africana; Ancestralidade.

 

Referências

ANDRADE, Ana L. M. S. Diáspora Africana. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/africa/. Acesso em 10 jan. 2023.

ALTUNA, Raul R. A. Cultura Tradicional Bantu. 2ª Ed. Águeda – Portugal: Paulinas, 2014.

BENTO, Luana. Mapeamento de trancistas. In: https://revistacenarium.com.br/mapa-de-trancadeiras-quer-coletar-dados-sobre-novas-profissionais-no-rj/. Acesso em 10 jan. 2023.

COSTA, Beatriz. Modo de vida dos imigrantes africanos na cidade de São Paulo: A trajetória dos angolanos. Dissertação de Mestrado, PUC-SP, 2019,

DIOP, Cheikh Anta. A origem africana da civilização: Mito ou Realidade. Tradução de Mercer Cook. Ed. Lawrence Hill &, 1974.

SOUSA, Castro. Trilhas do medo: um testemunho sobre a guerra civil de Angola. São Paulo: Nativa, 2000.

OCVIRK, Otto G. (Org.). Fundamentos de arte: teoria e prática. 12ª edição. Trad. Alexandre Salvaterra, AMGH Editora Ltda, Porto Alegre, 2014.

Biografia do Autor

Beatriz Adão Pascoal da Costa, Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade – NEPI – PPGSS/PUC-SP

Mestre e Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade – NEPI – PPGSS/PUC-SP. Graduada em Teologia e Serviço Social pela Faculdade Unida de Vitória – ES e pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU, especialista em gestão de projetos sociais pela Faculdade Latino Americana– FLAM.

Elias Justino Bartolomeu Binja, Centro Universitário das Américas - FAM

Doutor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana,Mackenzie professor da FAM – Centro Universitário das Américas. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduação em teologia pela Faculdade Latino-Americana de Teologia Integral, graduação em Teologia (convalidação) pelo Centro Universitário Filadélfia, atualmente é professor convidado de antropologia da Universidade Agostinho Neto - Angola.

Downloads

Publicado

2023-03-03 — Atualizado em 2023-03-03

Como Citar

Costa, B. A. P. da, & Binja, E. J. B. . (2023). A Arte Africana na Diáspora: as tranças na manutenção da vida. Revista Eletrônica Mutações, 15(24), 91–102. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/11921