Os impactos da Covid-19 no trabalho dos assistentes sociais na Delegacia Especializada do município de Parintins, AM

Autores

  • Denilce Santos de Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Alice Alves Menezes Ponce de Leão Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Marcos Antônio Lima Costa Delegacia Especializada de Parintins - DEP
  • Nayara Maura Silva Vieira Delegacia Especializada de Parintins - DEP

Resumo

A pandemia da Covid-19 agudizou os problemas sociais da população que já vivia em situação de vulnerabilidade social, o que demandou do governo uma força tarefa de intervenção social, sendo os assistentes sociais um dos principais profissionais convocados para a mediação das respostas. Este artigo analisa as condições de trabalho dos assistentes sociais da delegacia especializada do município de Parintins- Amazonas nos primeiros dois anos da pandemia da Covid-19, bem como a (nova) configuração que as demandas sociais assumiram por ocasião do isolamento social. O isolamento social trouxe processos diferentes na configuração dos problemas sociais apresentados pela população em virtude do uso das tecnologias da informação. Este trabalho se utilizou de uma metodologia com foco nas abordagens qualitativas, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo com dois assistentes sociais que atuam na Delegacia Especializada de Parintins, que estiveram na linha de frente no momento mais agudizado da pandemia, 2020 e 2021. A conclusão aponta que a pandemia ocasionou um impacto considerável no trabalho dos assistentes sociais, que tiveram que lhe dar com demandas excessivas e trabalhando com mínimas condições de trabalho, com pouca segurança, de modo que afetou diretamente a saúde física e mental desses profissionais.

Palavras-Chave: Serviço Social. Trabalho. Covid-19.

 

Referências

ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. Coleção Pandemia Capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2020.

BRASIL. Governo Federal. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria. Acesso em: 11 mai. 2022.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional. Editora Cortez: São Paulo, 2000.

________. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: Capital financeiro, trabalho e questão social. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

________. Os espaços sócio ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Unidade IV: O significado do trabalho do Assistente Social nos distintos espaços sócio-ocupacionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, p. 341-375, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/am/parintins.html. Acesso em: 09 mai. 2022.

MÉSZAROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

NETTO, José Paulo. Transformações societárias e Serviço Social. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, ano XVII, n. 50, 1996.

________. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo. Expressão Popular, 2011.

PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, Maria Teresa dos; MANFROI, Vania Maria. Condições de trabalho das/os assistentes sociais: precarização ética e técnica do exercício profissional. Rio de Janeiro: Revista em Pauta, 2015.

SILVA, Ociana Donato da; RAQUEL, Raichelis. O assédio moral nas relações de trabalho do (a) assistente social: uma questão emergente. São Paulo: Revista Serviço Social e Sociedade, 2015.

SORIANO, R. R. Manual em Pesquisa Social. Tradução de Ricardo Rosenbusch. Petrópolis, RJ Vozes, 2004.

TEJADAS, Silva da Silva e JUNQUEIRA, Maíz Ramos. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 140, p. 101-117, jan./abr. 2020.

VICENTE, Damares. Desgaste mental de assistentes sociais: um estudo na área da habitação. São Paulo: Revista Serviço Social e Sociedade, 2015.

Biografia do Autor

Denilce Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Finalista do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Parintins – Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ/UFAM). Estagiária do curso de Serviço Social na Delegacia Especializada de Parintins – AM. E-mail: denilcysantos.s@live.com. https://orcid.org/0009-0000-4087-9177

Alice Alves Menezes Ponce de Leão , Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas – Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ/UFAM) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS/UFAM). Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia. Integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (GEPOS). E-mail: aliceponce@ufam.edu.br. https://orcid.org/0000-0002-9466-067X 

Marcos Antônio Lima Costa , Delegacia Especializada de Parintins - DEP

Assistente Social da DECCM-Delegacia Especializada de Crimes Contra Mulheres. Especialista em Projetos Sociais. E-mail: marcoslimaufam@gmail.com. https://orcid.org/0009-0003-6908-8004

Nayara Maura Silva Vieira , Delegacia Especializada de Parintins - DEP

Assistente Social da DECCM-Delegacia Especializada de Crimes Contra Mulheres.  E-mail: nayaraduda89@gmail.com. https://orcid.org/0009-0005-4182-4246

Publicado

2023-05-03 — Atualizado em 2023-05-03

Como Citar

Souza, D. S. de, Leão , A. A. M. P. de ., Costa , M. A. L. ., & Vieira , N. M. S. . (2023). Os impactos da Covid-19 no trabalho dos assistentes sociais na Delegacia Especializada do município de Parintins, AM. Revista Eletrônica Mutações, 15(25), 78–92. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10991

Edição

Seção

ARTIGOS/MANUSCRITOS - TEMA LIVRE