Turismo Comunitário Sustentável no Lago Zé Açu no Município de Parintins (AM)

Autores

  • Edilson da Costa Albarado Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

O artigo socializa uma experiência de turismo comunitário desenvolvida pela Cooperativa de Agroturismo e Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental de Comunidades do Zé Açu/COOPAZÇU. Desde 2014 a entidade organiza roteiros e pacotes turísticos para visitas às belezas naturais do lago Zé Açu, e para interação dos visitantes com o modo de vida desse povo amazônida. Essa iniciativa contou com o apoio do Projeto de Pesquisa “Educação Ambiental para o Turismo Comunitário Sustentável em Comunidades Rurais Ribeirinhas”, financiado pelo Observatório de Economia Criativa do estado do Amazonas/OBEC-AM, realizado no período de 2013 a 2014, junto às comunidades localizadas às margens do lago Zé Açu, município de Parintins/AM. A tessitura analítica do texto foi construída em diálogo com Ignarra (2003), Faco e Naiman (2010), Ramalho, Silva e Rabinovici (2010), Neiman e Rabinovici (2010) e Peralta (2012). Como resultado da análise dos dados e do diálogo com os(as) autores(as), este texto apresenta o processo de construção do levantamento de atrativos turísticos e da proposta de implementação do turismo comunitário, bem como a elaboração de pacotes e de calendário turísticos e a descrição das primeiras visitas turísticas resultantes da implementação do turismo comunitário no território do lago Zé Açu pela COOPAZÇU.

 

Palavras-Chave: Potenciais turísticos; Comunidades Ribeirinhas; Turismo comunitário; Amazônia

 

Referências

ALBARADO, E. da C; MONTEIRO, I. M; SANTOS, N. da S. Educação Ambiental para o Turismo Comunitário Sustentável em Comunidades Rurais Ribeirinha. In: CHAVES, M. do P. S. R; CARVALHO, N. L. A (orgs.). Economia criativa: a experiência do observatório estadual de Economia criativa do Amazonas. Manaus: EDUA, 2016.

ACOSTA, A.. Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos, São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016.

ARAÚJO, J. G. F. ABC do Turismo Rural. Viçosa, MG: Aprender Fácil, 2000.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo rural: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. 2.ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

CORIOLANO, L. N. de M. T. et al. Arranjos Produtos Locais do Turismo Comunitário: Atores e Cenários em Mudança. Fortaleza: EDUECE, 2009.

CORIOLANO, L. N. de M. T. O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza. São Paulo: Annablume, 2006.

DIEGUES, A. C. O mito do paraíso desabitado: as áreas naturais protegidas. In: FERREIRA, L. D. C; VIOLA, E. Incertezas de sustentabilidade na globalização. Campinas: UNICAMP, 1996. p. 279-318. (Coleção momento).

FACO, R. A; NEIMAN, Z. A Natureza do Ecoturismo: conceitos e segmentos. In. NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio Ambiente no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2010.

JULIANO, T; RABINOVICI, A. Turismo em território indígena. In. NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio Ambiente no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2010.

IGNARRA, L. R. Fundamentos do Turismo. São Paulo, Pioneira Thomson Learnig, 2003.

MALDONADO, C. O Turismo Rural Comunitário na América Latina. In: BARTHOLO, R. SANSOLO, D. G; BURSZTYN, I. Turismo de Base Comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009.

MITRAUD, S. Manual de ecoturismo de base comunitária: ferramentas para um planejamento responsável. Brasília: WWF-Brasil, 2003.

NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio ambiente no Brasil. Barueri, SP: Manole, 2010.

NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZONIA/Realização Comissão Pastoral da Terra - Região do Zé Açu; Manaus-AM, junho de 2007 (Fascículo 16 - Ribeirinhos da Região do Zé Açu em defesa de sua história e da Natureza).

PACHECO, J. B. Uso e ocupação da terra e a sustentabilidade ambiental da dinâmica fluvial das microbacias hidrográficas Zé Açu e Tracajá na Amazônia Ocidental. Tese (Doutorado). Pós-graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

PERALTA, N. Ecoturismo de base comunitária na Amazônia: uma analise comparativa. Revista Acadêmica - Observatório de Inovação do Turismo. Rio de Janeiro: vol. VII, nº 1 ABR, 2012.

RAMALHO, A. L; SILVA, P. B; RABINOVICI, A. O Turismo no Contexto da Sustentabilidade. In. NEIMAN, Z; RABINOVICI, A. Turismo e Meio Ambiente no Brasil, 2010.

RIBEIRO, E. M. Prospectiva e Sustentabilidade do Ecoturismo: uso da técnica de construção de cenários no Estado do Amazonas. Brasília, 2013, 210 p.: il. (Tese de Doutorado. Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília).

SOUZA, J. C. R. de. Parintins: uma ilha urbanizada. Manaus, 1998. 60f. (Monografia do Bacharelado em Geografia). Instituto de Ciências Humanidade e Letras – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, 1998.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. PROTEC - Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas. Relatório do Projeto Educação Ambiental para o turismo comunitário sustentável em comunidades rurais ribeirinhas. Manaus, 2014.

 

Agradecimentos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Biografia do Autor

Edilson da Costa Albarado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em Educação no PPGED/UFPA (Bolsista CAPES). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM (Área de concentração: Processos Socioculturais na Amazônia). Especialista em Educação Ambiental Urbana pela ESAB. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas (CANOA) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA). Integra o Fórum parintinense de Educação do Campo, das Águas e das Florestas Paulo Freire (FOPINECAF).

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

tualmente é docente do ensino superior, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UFAM, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Educação com atuação principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, História da Educação, prática pedagógica e diversidade cultural. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA) e Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas (CANOA).

Downloads

Publicado

2022-11-23 — Atualizado em 2022-11-23

Como Citar

Albarado, E. da C., & Vasconcelos, M. E. de O. (2022). Turismo Comunitário Sustentável no Lago Zé Açu no Município de Parintins (AM). Revista Eletrônica Mutações, 14(23), 89–112. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10755