A Importância da Propriedade Intelectual na Visão dos Discentes: O Caso da Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Autores

  • Rosana Zau Mafra Universidade Federal do Amazonas
  • RAFAEL LIMA MEDEIROS UNIVERSIDADE PAULISTA
  • Fabiana dos Santos e Souza Frickmann Universidade Federal do Amazonas
  • Daniel Reis Armond de Melo Universidade Federal do Amazonas

Resumo

As instituições de ensino são espaços favoráveis para o ensino da importância da propriedade intelectual (PI) e para proporem ações que mitiguem violações destes direitos. Esta pesquisa teve como objetivo identificar se os discentes do curso de biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) compreendem a importância da PI. Trata-se de pesquisa descritiva, quali-quantitativa e estudo de caso. Identificou-se o baixo conhecimento dos discentes sobre PI; uma parcela de discentes que não têm intenção de proteger a pesquisa; e outra parcela com intenção em proteger. A orientação dos professores sobre o tema interfere positivamente na intenção de proteger a pesquisa. Os motivos para não protegerem não foram fortemente justificados pelos respondentes. A pesquisa possibilitou retratar que o curso de biotecnologia da UFAM está na vanguarda da disseminação da PI em nível de graduação, um tema importante para a região considerando os ativos da biodiversidade amazônica.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Zau Mafra, R., LIMA MEDEIROS, R., dos Santos e Souza Frickmann, F. ., & Reis Armond de Melo, D. . (2022). A Importância da Propriedade Intelectual na Visão dos Discentes: O Caso da Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Revista Eletrônica Mutações, 14(22), 164–184. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10644