Escola bilíngue X escola comum

a construção da identidade do aluno surdo em diferentes espaços escolares

Autores

  • Valdenize Gomes de Souza SECRETARIA MUNICIPAL DE MANAUS

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo fazer um estudo comparativo com alunos surdos inseridos no ensino regular e em escolas bilíngues verificando como se dá a construção da identidade desses sujeitos em diferentes espaços escolares. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, fundamentada em uma abordagem sócio antropológica e na pesquisa de campo, sendo esta realizada em duas escolas da rede municipal de ensino; a primeira uma escola bilíngue que funciona nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental e a segunda uma instituição de ensino regular na modalidade de Educação de Jovens e adultos. Durante a coleta de dados, contou-se com a presença do professor intérprete de Libras e foram entrevistados 04 alunos.  Constata-se que o elemento caracterizador da identidade de qualquer indivíduo é a língua. É ela quem diz quem somos e de onde somos.

 

Palavras-chaves: Escola bilíngue/escola regular; Surdo; Identidade; Libras.

 

Referências

BORSA, J. C. O Papel da Escola no processo de socialização Infantil. Tese (Mestrado). Psicologia Clínica, PUCRS, Rio Grande do Sul, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica/Secretaria de Educação Especial– Brasília: MEC/SEESP, 2002.

GÓES, Maria Cecília Rafael de; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Surdez: Processos Educativos e Subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade / Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 7. Ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Et al. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em <http://www.josesilveira.com>. acesso em: 8 dez. 2011.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, Poder e Educação de Surdos. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Surdos: qual a escola? Valer e Edua, 2011.

SANTANA, Ana Paula. Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2007.

SANTOS, Adriana Flávia Florentino. Et al. Língua Literatura e Ensino “A Linguagem na construção de Identidades: O Surdo e o Down. Vol. II. 2007.

SILVA, Tomaz (org). Identidade e diferença – A perspectiva dos estudos culturais. 5ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

SKLIAR, Carlos. Et al. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia Improvável da diferença. E se o outro não estivesse aí? Tradução: Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

 

Biografia do Autor

Valdenize Gomes de Souza, SECRETARIA MUNICIPAL DE MANAUS

Graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005); graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2014) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Manaus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Atuou como tutora do IAS. Formadora PNAIC - Educação Infantil. Assessora DDZ leste 2. Atualmente é professora do Ensino Fundamental 1, bloco pedagógico. 

Downloads

Publicado

2022-10-25 — Atualizado em 2022-10-25

Como Citar

Gomes de Souza, V. (2022). Escola bilíngue X escola comum : a construção da identidade do aluno surdo em diferentes espaços escolares. Revista Eletrônica Mutações, 14(23), 73–88. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/10513