“PESQUISAR COM: diálogos e percursos interdisciplinares”

2023-01-08

Articular saberes e práticas produzidos a partir das diferentes abordagens participativas requer a ousadia de romper com modelos tradicionais na produção científica, ampliando os sentidos e percursos para a produção do conhecimento. A participação se expressa numa prática cidadã que se sustenta em marcos teóricos, tipologias e modelos metodológicos, fundamentados em valores construídos no marco dos direitos humanos. Esta perspectiva nos remete para a importância de sistematizar o conhecimento em seu processo de construção, a partir de diferentes abordagens como a pesquisa participativa baseada na comunidade (CBPR), pesquisa-intervenção, pesquisa-ação, pesquisa participante, entre outras designações. Mais importante do que as nomenclaturas é a prática da “parceria” e a reflexão sobre essa prática de co-criação e do igual valor do conhecimento de cada parceiro, pois o importante é fazer pesquisas “com” parceiros da comunidade, membros, atores sociais e grupos.  (WALLERSTEIN, 2018). A interdisciplinaridade e diversidade de autores e referências que tecem este campo se configuram como valores essenciais.

No contexto de sociedades complexas, faz-se necessário produzir conhecimento que considere as dimensões da vida social, perpassando por questões relativas à perspectiva de gênero e suas singularidades, feminismo, diversidade, identidade sexual, deficiência, trabalho e renda entre outras. A compreensão acerca das desigualdades sociais e relações assimétricas de poder constitui elemento essencial para a garantia de direitos e importante fundamento para as políticas públicas.

A potência e a capilaridade das abordagens participativas para a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento devem se constituir numa perspectiva crítica, fortalecendo a autonomia dos sujeitos, a participação, a valorização de movimentos instituintes, os processos de subjetivação e atribuir sentidos às experiências (MENDES, PEZZATO, SACARDO, 2016). Sua possibilidade de disseminação mediante parcerias e trabalhos colaborativos entre pesquisadores, profissionais dos serviços públicos e população de diferentes regiões e com diferentes expertises, favorece a ampliação do repertório e oportunidade da inserção do saber local e valorização da participação popular no delineamento de projetos e políticas públicas.

O presente número da Revista Eletrônica Mutações (Relem) pretende favorecer o debate sobre as diferentes possibilidades de pesquisar COM e não SOBRE ou PARA as pessoas, enfatizando questões e reflexões acerca das condições de vida, de ambiente, de saúde, de educação e de trabalho através de uma trama de relações entre os vários níveis de determinações sociais e em diálogo com produções teóricas acerca de experiências, políticas ou programas.  Os diferentes saberes aprofundam a necessidade da escuta das pessoas e podem interferir nas ações e políticas, para que as mesmas sejam mais efetivas e democráticas. Partimos do pressuposto de que o conhecimento construído no processo participativo gera efeitos em todas as pessoas, com suas diversidades e pluralidades. E produzem, na perspectiva freireana, os inéditos viáveis (PARO et al, 2020) que emergem das mutações capilarizadas e contínuas na direção do bem viver.

Sendo assim, convidamos você e seus diferentes grupos a compartilharem suas experiências, criativas e críticas, densas e leves, marcadas por processos de “pesquisar com”, neste número da Revista Eletrônica Mutações. Os artigos/manuscritos devem ser enviados até o dia 30 de abril de 2023 ao endereço eletrônico: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/about/submissions conforme as normas da Relem presentes no ato da submissão. Atentar para o Anexo I e II.

Obs: Conforme subitem 1.6.3, Nova Política Editorial da Relem, *"A partir do semestre 2022.1, a Relem passará a aceitar submissões de artigos/manuscritos somente de doutores e/ou estudantes de doutorado e/ou de graduados e mestres desde que entre os/as autores/as e coautores/as constem ao menos 1 (um/uma) doutor/a e/ou estudante de doutorado".

Referencias

MENDES, Rosilda, PEZZATO, Luciane Maria e SACARDO, Daniele Pompei. Pesquisa-intervenção em promoção da saúde: desafios metodológicos de pesquisar “com”. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2016, v. 21, n. 6 [Acessado 1 Setembro 2022] pp. 1737-1746. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232015216.07392016>. ISSN 1678-4561. https://doi.org/10.1590/1413-81232015216.07392016.

PARO, César Augusto, VENTURA, Miriam e SILVA, Neide Emy Kurokawa e. Paulo Freire e o inédito viável: esperança, utopia e transformação na saúde. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2020, v. 18, n. 1 [Acessado 1 Setembro 2022] , e0022757. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227>. Epub 19 Ago 2019. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00227.

WALLERSTEIN N. Prefácio. In: TOLETO, RF et al. Pesquisa participativa em saúde: vertentes e veredas. São Paulo: Instituto de Saúde, 2018. p.11-26.

 

ANEXO I

DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins que o manuscrito “Título do manuscrito” de autoria de “Nome/s do/a/s autor/as ” segue a norma culta da língua portuguesa e/ou Español.

 

Local/data.

_________________________________________________

Assinatura

Nome do/a Revisor/a

Revisor

Titulação

Instituição em que foi formado/a

CPF e/ou Documento de Identificação nos casos de colaboradores de outros países falantes do português e/ou espanhol/ Español

 

ANEXO I

DECLARACIÓN

 

Declaro para los debidos fines que el manuscrito “Título del manuscrito” de la autoría de “Nombre/s de las personas autoras”, cumple con la norma culta de la lengua portuguesa y/o española.

 

Lugar y fecha

_______________________________________

 

Firma

Nombre de la persona revisora

Persona revisora

Título

Institución en la que fue graduado

CPF y/o documento de identificación en los casos de personas colaboradoras de otros países hablantes del portugués y/o español.

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE/ÉTICA

Eu, “.................................................................................................................”, autor/a do
manuscrito intitulado “...................................................................................................,” nos
seguintes termos:

“Declaro que o trabalho supracitado atendeu aos parâmetros éticos dados pela Resolução do
Conselho Nacional de Saúde n° 466, de 12 de dezembro de 2012 e pela Resolução nº 510, de 07
de abril de 2016, razão pela qual torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.”

Local e data

.................................................................................

Assinatura Digital