FRONTEIRAS E FRENTES PIONEIRAS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS
Resumen
Essa comunicação tem como objetivo verificar a maneira como o debate acerca das frentes pioneiras brasileiras, especificamente aquele proposto por Pierre Monbeig entre as décadas de 1940 e 1950, repõe, em seus termos básicos, certos aspectos atinentes à discussão teórica sobre as fronteiras feita na geografia política, ou seja, a partir da leitura direta de textos seleionados do autor, pretende-se apontar algumas singularidades que acabam por permitir, ao fim e ao cabo, que se tome as frentes pioneiras como um aspecto relevante do processo de organização territorial expresso pela expansão das relações capitalistas em nosso país.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Nogueira, C. E. (2013). FRONTEIRAS E FRENTES PIONEIRAS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 1090–1109. Recuperado a partir de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1223
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).