UMA ANÁLISE MULTIESCALAR DA PROBLEMÁTICA URBANA EM MANAUS: APONTAMENTOS PARA A SUSTENTABILIDADE DA CIDADE
Palavras-chave:
Manaus, processo de urbanização, sustentabilidade.Resumo
Este artigo elenca um levantamento teórico a respeito do processo de urbanização da cidade de Manaus a partir de uma análise multiescalar, ou seja, perpassando do global ao local. Isto implica tratar a urbanização como um processo desencadeado no âmago de uma sociedade sob a égide do capitalismo que se desencadeia refletindo um caráter peculiar, porém, não homogêneo a medida em que promove um desenvolvimento histórico-geográfico desigual. Aponta-se aqui uma análise do processo de urbanização da Amazônia com base nos Ciclos Econômicos pelos quais esta região passou, a saber, o Extrativismo Colonial, o Extrativismo da Borracha e a Zona Franca de Manaus, além de uma análise do espaço urbano de Manaus, que tem se tornado um amplo espaço de consumo. A partir da consolidação deste espaço pode-se pensar em uma cidade sustentável a despeito dos projetos estatais de intervenção urbana que, em geral, desconsideram a natureza e, por vezes a utilizam como lobby a um “retorno a natureza”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-01
Como Citar
Melo de Lima, S. P., Costa Júnior, W. R., Campos, G. dos S., Parédio, J. L., & Costa Dutra, R. L. (2011). UMA ANÁLISE MULTIESCALAR DA PROBLEMÁTICA URBANA EM MANAUS: APONTAMENTOS PARA A SUSTENTABILIDADE DA CIDADE. REVISTA GEONORTE, 2(2), 35–56. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1121
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).