DJALMA BATISTA: DA REGIÃO SUBDESENVOLVIDA E ISOLADA AO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO NACIONAL
Palavras-chave:
representações geográficas, imagens, AmazôniaResumo
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo analisar a imagem construída sobre a Amazônia na obra “O Complexo da Amazônia” de Djalma Batista. As páginas de O Complexo da Amazônia expõem uma retomada de imagens construídas sobre a região e ao mesmo tempo reconstruídas ou reforçadas por Djalma Batista. Em tal obra o autor traça um panorama de como se processou uma Amazônia subdesenvolvida e isolada como produto de continuidades e rupturas das tentativas de ocupação ou das políticas de desenvolvimento regional. Assim, esse subdesenvolvimento é, para ele, reflexo da má-condução dos instrumentos governamentais, da falta de infraestrutura das cidades, das más condições estruturais da educação, de uma economia extrativista que se constitui num “pré-capitalismo” e, sobretudo, da falta de vivência e má formação daqueles que desconhecem a Amazônia no plano da experiência vivida. Soma-se a esses fatores a má aplicação ou burocracia consumada ao nível das políticas desenvolvimentistas a partir dos instrumentos e organismos. A Amazônia retratada na obra supracitada seria o retrato do “atraso”, cuja saída estaria, na visão do autor, no binômio ciência e tecnologia, amalgamado com a formação da população e da vigência do modelo industrial, todavia, deveria conjugar-se a busca da preservação do complexo ecossistema amazônico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-01
Como Citar
Costa Júnior, W. R., Melo de Lima, S. P., & Campos, G. dos S. (2011). DJALMA BATISTA: DA REGIÃO SUBDESENVOLVIDA E ISOLADA AO DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO NACIONAL. REVISTA GEONORTE, 2(2), 14–34. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1120
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).