INSTITUIÇÕES PRIVADAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.16093Palavras-chave:
Relações público-privada, Educação, AmazonasResumo
Este artigo visa compreender as relações entre o público e o privado na educação no Amazonas, tendo como base os documentos de instituições privadas decorrentes de acordos com o setor público. A importância deste estudo justifica-se pelo conhecimento da realidade sobre os problemas educacionais na rede pública e as relações de parceria com o setor privado, considerando uma suposta melhoria para a educação municipal no estado do Amazonas. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de uma análise documental, com uma revisão bibliográfica fundamentada em diversos autores, promovendo uma reflexão e problematização dessas ideias e concepções apresentadas. Os resultados indicam que, no que se refere às parcerias público-privadas no estado do Amazonas, um exemplo relevante é o financiamento do BID no PADEAM, que revela a participação de empresas privadas na prestação de serviços educacionais, evidenciando a forte influência do capital. Constatou-se que as parcerias público-privadas, por meio de programas como o PADEAM, empregam diversos discursos que promovem a competitividade entre os indivíduos. O neoliberalismo defende que o indivíduo é responsável por suas conquistas, promovendo a ideia de meritocracia nas escolas.
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