![]() |
|
10.29280 | |
![]() |
|
2527-0141 | |
![]() |
|
B1 |
Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está no formato do Template da Revista e em arquivo editável Word.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Artigos
Política padrão de seção
Resenha
Resenhas de obras clássicas e contemporâneas que expressem ideias para contribuir com debates do campo da educação. A resenha deve ser apresentada por até três autores.
Entrevista
Resulta de uma análise a partir de uma conversa entre duas ou mais pessoas (o/s) ,entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s). Os questionamentos propostos são discutidas de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado e aprofundar questões atuis do campo educacional, que ainda estão em andamento ou necessitam de uma rápida repercussão no campo científico.
Dossiê: Educação, Estado Ampliado e Hegemonias
Educação, Estado Ampliado e Hegemonias
O dossiê tem por objetivo reunir as pesquisas realizadas no campo das políticas educacionais que estudam a atuação da burguesia empresarial e propõe socializar e disseminar estudos acerca das formas de dominação burguesa por meio de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresarial, debatendo o fenômeno do empresariamento da educação pública no Brasil em suas variadas manifestações e formas.
Prazo de submissão: até 30 de junho de 2025.
Publicação: até 01 de agosto de 2025.
As Diretrizes para Autores estão no Link: http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/about/submissions
Proponentes:
Profa. Dra. Adriana Medeiros Farias (PPEdu/UEL)
Profa. Dra. Olinda Evangelista (UFSC)
Dossiê Educação física na Educação Básica: reflexões sobre formação profissional
O dossiê tem como objetivo fomentar reflexões sobre a Educação Física Escolar, componente curricular da área de Linguagens na Educação Básica. Para isso, propõe reunir textos científicos que abordem diferentes dimensões relacionadas à formação profissional, às concepções metodológicas e às intervenções pedagógicas inovadoras. Trata-se de um espaço voltado à divulgação de pesquisas realizadas por autores e autoras, nacionais e internacionais, que se dedicam à produção de conhecimento qualificado na área.
Dossiê: 15 anos do Parfor: de Norte a Sul do Brasil
O dossiê propõe uma reflexão abrangente sobre o Parfor, desde sua criação até os desafios e as conquistas em seus 15 anos de existência, pensado como um espaço para a divulgação de pesquisas e análises acerca dos primeiros 15 anos de funcionamento do programa (2009 – 2024), com o objetivo de visibilizar o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores, nacionais e internacionais, que se debruçam sobre o tema. Sabemos que em muitos locais do país o Parfor tem sido a principal, se não única, maneira de levar formação aos/às professores/as que vivem e trabalham em localidades afastadas dos grandes centros urbanos, onde geralmente não há campus universitários. São as experiências e vivências ocorridas na trajetória formativa dos/as professores/as cursistas, bem como, no trabalho de professores/as formadores/as, em diferentes regiões e estados do Brasil, que esperamos receber para compor o dossiê.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.