Anúncios

  • AVISO

    10-12-2025

    Em razão do alto volume de submissões recebidas na Seção Livre (fluxo contínuo) e para preservar a qualidade editorial e os prazos de publicação, as novas submissões para a Seção Livre serão temporariamente suspensas entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro de 2026.

    Em caso de dúvidas, entre em contato: rappge@gmail.com 

    Saiba mais sobre AVISO
  • Chamada Dossiê: Educação, Raça e Clima: conexões entre escola, território e crise climática

    10-12-2025

    As intersecções entre educação, raça e clima emergem como campos centrais para a sociedade contemporânea, sobretudo diante do agravamento das desigualdades socioambientais, do racismo ambiental e do impacto sobre crianças e adolescentes nos territórios (ACSELRAD, 2004). Este dossiê temático propõe reunir investigações que explorem essas conexões em distintos contextos territoriais, com especial atenção às vozes e experiências de estudantes, educadores(as) — docentes, coordenadores(as) pedagógicos(as), diretores(as) — e comunidades.

    Proponentes:

    Raimunda Kelly da Silva Gomes Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Biologia Ambiental e Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. É Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado do Amapá e líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá, tem experiência em pesquisa voltadas às questões socioambientais e educação do campo no estado do Amapá. rkellysgomes@yahoo.com.br http://lattes.cnpq.br/1668096856877502 https://orcid.org/0000-0003-4653-4000

    Renata Montechiare Doutora e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa Estudos e Políticas em Cultura e Diversidade da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil, onde coordena http://lattes.cnpq.br/9735573124792202 https://orcid.org/0000-0003-2466-5843

    Saiba mais sobre Chamada Dossiê: Educação, Raça e Clima: conexões entre escola, território e crise climática
  • Organização de Dossiês Temáticos

    30-04-2025

    A Revista Amazônida convida pesquisadoras e pesquisadores a enviarem suas propostas de dossiês temáticos para publicação em 2025 e 2026.

    A Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aceitará de maneira contínua a proposta dossiês organizados por pesquisadores/as de universidades parceiras. Para tanto, os dossiês devem ser propostos por interessados/as, no mínimo, doutor/a, de qualquer programa de Pós-Graduação, que dialogue com as Ciências Humanas e suas áreas afins. Os parâmetros de orientação estão disponíveis neste documento

    O envio de propostas, assim como, a resolução de eventuais dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail rappge@ufam.edu.br.

    Saiba mais sobre Organização de Dossiês Temáticos
  • Revista Amazônida

    01-03-2019

    A Revista Amazonida foi classificada como um periódico de Qualis B1 (2017-2020) avaliação CAPES. Agradecemos a todos e a todas que enviaram o resultado de suas pesquisas e que confiaram na qualidade da comunicação científica de nosso periódico. Pedimos que façam uso dos nossos artigos e atualizem seus dados como autores e leitores de nossa Revista. Ratificamos que o nosso periódico possui publicação continua e está ligado diretamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação e suas áreas afins e está aberta aos professores da Educação e áreas afins que desejam veicular as suas produções. A Revista Amazônida oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    A revista foi criada em 1996, com o nome LIBRORUM e com este número ocorreu o primeiro passo para tornar a revista uma publicação  aberta a todas as Linhas de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Amazonas. A partide 1999 assumiu o nome atual. Nos seus vinte anos desenvolveu publicações no formato impresso que reuniram estudos de pesquisadores locais, nacionais e internacionais. Em 2016 passou para o formato on-line para dinamizar o processo de publicação e livre acesso ao resultado das pesquisas realizadas em Educação.

    Saiba mais sobre Revista Amazônida