Anúncios

  • Agradecimento da Equipe da Revista Amazônida

    30-12-2025

    A Revista Amazônida encerra suas atividades de 2025 e, em breve, iniciará as atividades de 2026. Informamos que todas as submissões que se encontram no sistema estão em fluxo editorial na revista, e esperamos que, em breve, os procedimentos sejam concluídos.

    Registramos, portanto, nossos agradecimentos sinceros à todas as pessoas que constroem essa trajetória coletiva. Que o próximo ano renove nossos propósitos, amplie nossos horizontes e fortaleça, ainda mais, a ciência na qual acreditamos e que defendemos.

    Desejamos um excelente final de ano e um Ano Novo repleto de novas pesquisas, debates qualificados e muitas conquistas.

     

    Saiba mais sobre Agradecimento da Equipe da Revista Amazônida
  • AVISO

    10-12-2025

    Em razão do alto volume de submissões recebidas na Seção Livre (fluxo contínuo) e para preservar a qualidade editorial e os prazos de publicação, as novas submissões para a Seção Livre serão temporariamente suspensas entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro de 2026.

    Em caso de dúvidas, entre em contato: rappge@gmail.com 

    Saiba mais sobre AVISO
  • Chamada Dossiê: Educação, Raça e Clima: conexões entre escola, território e crise climática

    10-12-2025

    As intersecções entre educação, raça e clima emergem como campos centrais para a sociedade contemporânea, sobretudo diante do agravamento das desigualdades socioambientais, do racismo ambiental e do impacto sobre crianças e adolescentes nos territórios (ACSELRAD, 2004). Este dossiê temático propõe reunir investigações que explorem essas conexões em distintos contextos territoriais, com especial atenção às vozes e experiências de estudantes, educadores(as) — docentes, coordenadores(as) pedagógicos(as), diretores(as) — e comunidades.

    Proponentes:

    Raimunda Kelly da Silva Gomes Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Biologia Ambiental e Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. É Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado do Amapá e líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá, tem experiência em pesquisa voltadas às questões socioambientais e educação do campo no estado do Amapá. rkellysgomes@yahoo.com.br http://lattes.cnpq.br/1668096856877502 https://orcid.org/0000-0003-4653-4000

    Renata Montechiare Doutora e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa Estudos e Políticas em Cultura e Diversidade da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil, onde coordena http://lattes.cnpq.br/9735573124792202 https://orcid.org/0000-0003-2466-5843

    Saiba mais sobre Chamada Dossiê: Educação, Raça e Clima: conexões entre escola, território e crise climática
  • Organização de Dossiês Temáticos

    30-04-2025

    A Revista Amazônida convida pesquisadoras e pesquisadores a enviarem suas propostas de dossiês temáticos para publicação em 2025 e 2026.

    A Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aceitará de maneira contínua a proposta dossiês organizados por pesquisadores/as de universidades parceiras. Para tanto, os dossiês devem ser propostos por interessados/as, no mínimo, doutor/a, de qualquer programa de Pós-Graduação, que dialogue com as Ciências Humanas e suas áreas afins. Os parâmetros de orientação estão disponíveis neste documento

    O envio de propostas, assim como, a resolução de eventuais dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail rappge@ufam.edu.br.

    Saiba mais sobre Organização de Dossiês Temáticos
  • Revista Amazônida

    01-03-2019

    A Revista Amazonida foi classificada como um periódico de Qualis B1 (2017-2020) avaliação CAPES. Agradecemos a todos e a todas que enviaram o resultado de suas pesquisas e que confiaram na qualidade da comunicação científica de nosso periódico. Pedimos que façam uso dos nossos artigos e atualizem seus dados como autores e leitores de nossa Revista. Ratificamos que o nosso periódico possui publicação continua e está ligado diretamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação e suas áreas afins e está aberta aos professores da Educação e áreas afins que desejam veicular as suas produções. A Revista Amazônida oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    A revista foi criada em 1996, com o nome LIBRORUM e com este número ocorreu o primeiro passo para tornar a revista uma publicação  aberta a todas as Linhas de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Amazonas. A partide 1999 assumiu o nome atual. Nos seus vinte anos desenvolveu publicações no formato impresso que reuniram estudos de pesquisadores locais, nacionais e internacionais. Em 2016 passou para o formato on-line para dinamizar o processo de publicação e livre acesso ao resultado das pesquisas realizadas em Educação.

    Saiba mais sobre Revista Amazônida