PIRP EM HISTÓRIA: AULA-OFICINA EM UM MOMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v11i1.19030

Palavras-chave:

Ensino, História, Oficina, Formação Docente

Resumo

O texto é uma reflexão acerca de uma das atividades realizadas, enquanto bolsistas, do Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP/CAPES) – subprojeto do Curso de História – Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/ Universidade Estadual do Ceará (Fafidam/Uece), ocorrido entre outubro/2022 e janeiro/2024. O recorte em análise foi uma regência, aula-oficina em uma turma de 9°ano. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, centrada na pratica reflexiva e crítica no processo de construção da regência, com ênfase na observação participante, no planejamento colaborativo e na análise da prática docente. Focamos, no texto, aspectos teórico-metodológicos que articularam com as vivências da estagiária-bolsista no ambiente escolar, como ato essencialmente investigativo e determinante na formação de professores, fundamental na área de História.  Cada intervenção no estágio, também, traz escolhas e suas motivações próprias daqueles que estagiam, tais como a escolha da temática mulheres, movimento feminista como passíveis de serem conteúdos do ensino de história.

Biografia do Autor

Elizabete Cristine Ribeiro da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda em História pela Universidade Estadual do Ceará, atuou como bolsista nos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP).

Ivaneide Barbosa Ulisses, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente pós-doutoranda no Mestrado profissional de História na Universidade Federal do Ceará(UFC), sob orientação da profa. Dra. Ana Carla Sabino Fernades. Foi sub-coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de História/FAFIDAM (2020–2022).

Referências

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BARCA, Isabel. Aula oficina: do projeto à avaliação. In: Para uma educação de qualidade: atas da quarta jornada de educação histórica, 2004, Braga. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIED), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004. p. 131-144.

BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de história: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org.). Na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007. p. 37-48.

CEZARINHO, Filipe Arnaldo. História e fontes da internet: uma reflexão metodológica. Temporalidades, v. 10, n. 1, p. 268-289, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5878.

DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.

FARIA, Paula Maria Ferreira de; CAMARGO, Denise de; VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes (orgs.). Vygotsky no ensino superior: concepção e práticas de inclusão. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

NEVES, Inajara de Salles Viana. Planejamento educacional no percurso formativo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2012.

PROVINCIATTO, Luís Gabriel. A fenomenologia da religião à luz dos conceitos de vivência e experiência. Interações, v. 16, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/22504.

RÜSEN, Jörn. Para que serve a história? Teoria e prática do conhecimento histórico. Tradução de Gunter Axt. Petrópolis: Vozes, 2001.

SALLES, Cecília Almeida. Gênese da obra de arte: processos de criação. São Paulo: Intermeios, 1998.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensino de história: desafios contemporâneos. Campinas: Papirus, 2009.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.

VYGOTSKY, Lev. Semionovitch. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo,SP: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

07-02-2026

Como Citar

SILVA, Elizabete Cristine Ribeiro da, ULISSES, Ivaneide Barbosa. PIRP EM HISTÓRIA: AULA-OFICINA EM UM MOMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 11, n. 1, p. 1–16, 2026. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2026.