PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v11i1.19029

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, BNCC, Percepções de professores, Escolas públicas

Resumo

Este estudo investigou as percepções e práticas pedagógicas de professores dos Anos Iniciais em relação à Alfabetização Científica (AC) no ensino de Ciências, à luz da BNCC, com o objetivo de compreender como concebem a AC e como implementam estratégias para promovê-la. De abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, realizou-se estudo de campo em escolas públicas de Mossoró-RN; os dados foram coletados por questionário on-line com questões abertas e analisados por Análise de Conteúdo. Identificaram-se categorias relativas a concepções e práticas e uma síntese integrada de desafios e necessidades. Entre os principais desafios, destacam-se escassez de recursos, lacunas na formação específica e tempo curricular limitado. Os resultados apontam para a necessidade de formações continuadas de caráter prático, infraestrutura básica e tempo pedagógico protegido, reforçando a importância de políticas públicas que sustentem práticas pedagógicas investigativas e contextualizadas e aproximem o ensino de Ciências das diretrizes da BNCC.

Biografia do Autor

Ranicleide Maria da Silva Barbosa, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestranda em Ensino pela UFERSA, UERN e IFRN. Licenciada em Pedagogia. Atua como professora da Educação básica na rede municipal de ensino de Mossoró/RN e Areia Branca/RN.

Leonardo Alcântara Alves, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrado e Doutorado em Química, é professor do quadro efetivo de Professores do IFRN e do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - IFRN).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Saeb 2023: detalhamento da população e resultados. Nota Técnica nº 18/2023/CGMEB/DAEB. Brasília, DF: Inep, 2024

CARVALHO, Anna Maria Pereira de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

GATTI, Bernadeti Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?lang=pt.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, n. 01, p. 45-61, 2001. Disponível em: https://share.google/29XkFxDsa40BwyZFn.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.

RODRIGUES, Antônio Rony da Silva Pereira. Papel das feiras científicas como ferramenta para iniciação e educação científica na educação básica. Revista de Casos e Consultoria, v. 14, n. 1, p. e31417, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/31417.

SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício; PIETROCOLA, Maurício. Alfabetização Científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.16 (1), pág. 59-77, 2011. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246.

Downloads

Publicado

07-02-2026

Como Citar

BARBOSA, Ranicleide Maria da Silva, ALVES, Leonardo Alcântara. PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 11, n. 1, p. 1–19, 2026. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2026.