PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Climatologia, práticas em Climatologia.Resumo
Neste trabalho inicial, buscou-se uma equação de abrangência ao conteúdo de Climatologia, a partir doensino de Geografia. A primeira, apreciadora do ritmo de sucessão dos tipos de tempo (MONTEIRO,1971), insere-se neste trabalho sob o enfoque de um estudo concentrado nas teorias geográficaseducacionais, a fim de fornecer subsídios para um melhor planejamento e orientação às aulas deClimatologia, dentro de uma eficaz reconstrução de conjecturas teóricas e práticas convenientes aoensino de Geografia, com um estudo articulado que parte da sala de aula, até interpretaçõespaisagísticas dos alunos onde quer que estes estejam. A paisagem em conjunto com o estudoclimático, visa garantir uma reflexão voltada à percepção socioambiental dos indivíduos. Portanto,compreender o produto desta relação entre Climatologia e ensino é um imenso trabalho a serdesenvolvido na Geografia, com a necessidade de atrelar teorias pedagógicas e geográficas, comdisposições práticas de Climatologia. Sendo apresentado neste trabalho, um resultado preliminar sobreum modelo de valorização da prática em Climatologia Geográfica no ambiente escolar, que consideraa relação empírica entre alunos e instrumentos climatológicos, tratando também de princípios teóricoscomo fundamento associados a prática de campo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Pereira Soares, L., Guedes da Silva, A. A., & Leite Félix, F. K. (2012). PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. REVISTA GEONORTE, 3(8), 232–240. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2278
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).