ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA E RECURSOS HÍDRICOS
Palavras-chave:
ensino de geografia, climatologia geográfica, recursos didáticos.Resumo
Os estágios realizados ao longo do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará trouxeram experiências que possibilitaram planejar aulas de geografia numa escola pública com a introdução de recursos didáticos. O objetivo foi analisar como o ensino de Climatologia e dos Recursos Hídricos no Ensino Fundamental II esta sendo realizado. A metodologia consistiu na construção de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos do Departamento de Geografia da UFC, à escolha da escola, as séries e a realização de atividades relacionadas ao tema. Já foram realizadas três atividades com os alunos: o ciclo da água; as estações do ano; oficina sobre localização geográfica e uma com os professores: seminário sobre sites e jogos educativos relacionados ao tema. Como resultado preliminar os alunos, de acordo com os professores, passaram a participar mais das aulas de geografia e há um maior interesse pelas aulas deste projeto. Desse modo o ensino de geografia deve ser planejado e direcionado para a formação de alunos críticos e sujeitos de uma aprendizagem significativa e nesse processo os recursos didáticos são apenas auxílio para os professores não podendo substituí-los e serem usados sem planejamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Guedes da Silva, A. A., Pereira Soares, L., & Siqueira Facundo, L. O. (2012). ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA E RECURSOS HÍDRICOS. REVISTA GEONORTE, 3(8), 143–152. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2270
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).