ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA E RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Antônia Adnna Guedes da Silva
  • Lucas Pereira Soares
  • Luzilânia Oliveira Siqueira Facundo

Palavras-chave:

ensino de geografia, climatologia geográfica, recursos didáticos.

Resumo

Os estágios realizados ao longo do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará trouxeram experiências que possibilitaram planejar aulas de geografia numa escola pública com a introdução de recursos didáticos. O objetivo foi analisar como o ensino de Climatologia e dos Recursos Hídricos no Ensino Fundamental II esta sendo realizado. A metodologia consistiu na construção de um projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos do Departamento de Geografia da UFC, à escolha da escola, as séries e a realização de atividades relacionadas ao tema. Já foram realizadas três atividades com os alunos: o ciclo da água; as estações do ano; oficina sobre localização geográfica e uma com os professores: seminário sobre sites e jogos educativos relacionados ao tema. Como resultado preliminar os alunos, de acordo com os professores, passaram a participar mais das aulas de geografia e há um maior interesse pelas aulas deste projeto. Desse modo o ensino de geografia deve ser planejado e direcionado para a formação de alunos críticos e sujeitos de uma aprendizagem significativa e nesse processo os recursos didáticos são apenas auxílio para os professores não podendo substituí-los e serem usados sem planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-06

Como Citar

Guedes da Silva, A. A., Pereira Soares, L., & Siqueira Facundo, L. O. (2012). ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA E RECURSOS HÍDRICOS. REVISTA GEONORTE, 3(8), 143–152. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2270

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)