O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS PROFISSIONAIS EM MEIO AMBIENTE.
Resumo
O amplo incentivo do governo federal em formações de técnicos profissionais (TP) e seus impactoslevam-nos nesse trabalho a discutir as experiências vivenciadas no ensino de Climatologia para alunos,coordenadores e gestores do curso de TP em Meio Ambiente, localizado em uma Escola de EducaçãoProfissional de Maranguape/CE. A pesquisa teve como objetivo analisar as resultantes do ensino deClimatologia para estudantes da 3ª série do ensino médio e último período do curso técnico. Paraalcance destes, foram realizadas conversas com os atores já referidos, aplicação de questionários aosalunos e coordenador de área escolar, análise de materiais didáticos e da estrutura física da escola,além de pesquisa bibliográfica a cerca da legislação vigente para o ensino técnico e o ensino deClimatologia no país. Concluímos que apesar do esforço nas esferas federal e estadual em busca desucesso na articulação destas duas formações, melhoria das oportunidades de empregabilidade e naformação humana; este modelo, no contexto escolar pesquisado, apresenta falhas fundantes quecomprometeram, de certa maneira, a formação e aprendizagem desses cidadãos e futuros profissionaishabilitados. Não bastando apenas investimentos alardeados na construção de escolas modelos,educação em tempo integral ou equipamentos laboratoriais, mas, na gestão escolar, na formação evalorização de professores e estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Sousa Ferreira de Vasconc, A. I., Guedes da Silva, A. A., & Alencar Andrade, J. (2012). O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS PROFISSIONAIS EM MEIO AMBIENTE. REVISTA GEONORTE, 3(8), 194–206. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2274
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).