MAPEAMENTO DAS UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA – BA
Palavras-chave:
GeomorfologiaResumo
O sertão baiano é composto por feições naturais diferenciadas e associada a diversos usos e ocupações espaciais, configurando paisagens de potencialidades e vulnerabilidade variadas. Neste contexto está inserido o município de Amargosa localizado no Território de Identidade Vale do Jiquiricá, uma área de transição entre as regiões naturais do Sertão e da Zona da Mata. Este trabalho propõe mapear e analisar de forma sistêmica as unidades ecodinâmicas no município de Amargosa, bem como organizar, caracterizar e discutir os constituintes da paisagem e identificar as principais ações antrópicas que causam alterações no sistema natural. A metodologia adotada está fundamentada na abordagem morfodinâmica, de TRICART (1977), considerando, também, os estudos desenvolvidos por CREPANI et al. (2001), onde se encontra de forma operacional a teoria Ecodinâmica. Esta metodologia por sua vez, sofreu adaptações em função das especificidades locais e do avanço tecnológico da ciência, principalmente das técnicas de geoprocessamento. As Unidades Ecodinâmicas da Paisagem do município de Amargosa foram alcançadas através da álgebra de dados e informações de diferentes variáveis naturais e sociais. Foram mapeadas três Unidades: Estável, Moderadamente Estável e em Transição. As análises apontam para um ambiente, de forma geral, equilibrado apesar do intenso uso das terras pela agricultura familiar e pecuária extensiva. Isto se deve em especial às variáveis (altitude, declividade e cobertura do solo) consideradas na definição da estabilidade ou instabilidade, onde, a média aritmética geral aponta para ambientes mais propícios à pedogênese.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-01-06
Como Citar
Reis, S. L. da S., & Cardoso do Vale, R. de M. (2016). MAPEAMENTO DAS UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE AMARGOSA – BA. REVISTA GEONORTE, 6(24), 1–21. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1347
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).