Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica no município de Humaitá-AM

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Resumo

RESUMO

No estado do Amazonas, a distância das comunidades ribeirinhas em relação aos centros urbanos impele dificuldades na implantação de políticas públicas a exemplo do acesso ao ensino escolar. O governo do Amazonas implantou em 2007 o Projeto Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologia (EMPMT) com o objetivo de atender a essa população utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) para oferta do ensino médio nas escolas do campo. Este trabalho é resultado de um PIBIC desenvolvido entre 2021/2022. A motivação surgiu nas aulas da disciplina de educação do campo ao problematizar o uso da tecnologia nas escolas do campo, de acordo com as condições da região amazônica. Este trabalho tem como objetivo analisar, estudar, compreender e descrever como o projeto EMPMT está sendo desenvolvido nas escolas do campo do Município de Humaitá-Amazonas, sob a ótica dos(as) professores(as), e esboçar o perfil desses professores. A partir da pesquisa de campo utilizando da entrevista com os professores, os dados foram analisados com base na abordagem dialética, dentro da teoria crítica. Os resultados evidenciam a lógica mercadológica e a inobservância do Estado ao formular políticas públicas, como o projeto EMPMT, de forma paliativa, relativizando a real necessidade das localidades do interior por uma educação de qualidade, com profissionais do campo para atuar no ensino médio na escola do campo.

 Palavras-chave: Ensino; Mediação; Tecnologia; Educação; Campo.

Biografia do Autor

Valdson Moura Tenório , Universidade Federal do Amazonas

Graduando do Curso de Pedagogia

Ângela Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal de Tocantins. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Graduação Pedagogia e Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas. Docente efetivo da Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1987), graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2003). graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, possui experiência na Educação, com ênfase nas seguintes áreas: Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação do Campo, Educação Indígena e Diversidade Cultural. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Ciências e Humanidades

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Publicado

2023-07-31

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