Estágio docência na Pós-graduação: relato de experiência na disciplina de Currículos e Programas da Educação Básica

Autores

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência sobre o que foi vivenciado durante o estágio supervisionado de docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Faculdade de Educação (FACED), no curso de Licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Currículos e Programas da Educação Básica, em conformidade com a Portaria n° 76/2010 da Capes e com o Regimento do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas nesse período, a metodologia utilizada para o presente relato é a observação participante, de forma que discorreremos sobre as atividades desenvolvidas, tais como: planejamento, observação, regência e avaliação. Os resultados obtidos indicam que as contribuições dessa experiência foram importantes para o desenvolvimento profissional da mestranda, vislumbrando uma nova possibilidade quanto à docência no ensino superior. No entanto, é importante registrar a necessidade de aprofundar as discussões acerca dessa temática, tendo em vista os poucos aportes legais existentes e a promoção da qualidade da formação dos professores em nível superior.

Palavras-chave: Pós-graduação; Vivências; Formação docente.

Biografia do Autor

Cláudia Oliveira Pacheco, Prefeitura de Manaus (SEMED)

Mestranda do curso de Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (PPGCH/UFAM). Graduação em Pedagogia pela UFAM (2008). Pedagoga da Prefeitura de Manaus (SEMED).

Ângela Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em educação pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Docente da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ARAÚJO, Marcus Vinícius Medeiros de et al. Estágio docência: concepções epistemológicas e suas influências nas metodologias de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 237-269, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=533556759001. Acesso em: 29 jan. 2023.

BATISTA, Eliane Regina Martins. Políticas de formação para o professor do ensino superior. 2011. In: BATISTA, Eliane Regina Martins. Docência no Ensino Superior: histórias de formação de professoras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM de Humaitá/AM. 2010. Dissertação (Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0160.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 22 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. OFÍCIO 028/99/PR/CAPES, do Presidente da CAPES, Abílio Afonso Baeta Neves, datado de 26 de fevereiro de 1999.

BRASIL. Portaria Capes n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2022.

CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In. FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE no 977/65. Revista Brasileira de Educação, set./out./nov./dez. 2005, n. 30, p. 7-20. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300002> Acesso em 12 jan. 2023.

FRANCO, S. A. P.; MARIANO, M. L. S. A ação docente pelo do olhar do professor: uma abordagem crítico-dialética. Argumentos Pró-educação, Pouso Alegre, v. 1, n. 3, p. 423-439, 20 dez. 2016. http://dx.doi.org/10.24280/ape.v1i3.126

GIULIANI, Caroline dos Santos et al. O estágio na formação de professores: um relato de experiência e sua contribuição para o aprimoramento da prática docente. Periódico Horizontes, Itatiba, SP, p. 1-11, 2019.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes,1995.

INÁCIO, Amanda Lays Monteiro et al. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. R. Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2012.

SEEFELDT, Marta; HERRMANN, Felipe Felhberg; KRUGER, Inês Cristine Neutzling; Estágio supervisionado: um olhar de aprendizagem sobre a experiência obtida durante o estágio. In: Anais XX EREMAT - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Bagé: Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), 13-16 nov. 2014. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/RE_SEEFELDT_02093271036.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

SILVA, Givanildo da et al. A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR:A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA. Debates em Educação, Maceió, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2023.

SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. O estágio docência na pós-graduação: relatos de uma professora do magistério superior. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 140-147, 2019.

STEINBACH, Greicy; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczinsky. A formação de professores para o ensino superior: reflexões a partir do estágio de docência em uma universidade pública de Santa Catarina. Revista Devir Educação, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 1-17, 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Regimento Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Humaitá: Conselho Universitário, 2020. Disponível em: https://ppgech.ufam.edu.br/images/arquivos/Regimento/Regimento_PPGECH_2020.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. Carvalho. Contribuindo para a formação de professores

universitários: relatos de experiências. In: MASETTO, Marcos (org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 77-94.

Downloads

Publicado

2024-01-03