Movimentos Sociais, Assentamentos Agrários e Fundamentos da Educação do Campo

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Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa em desenvolvimento no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas, que tem como abordagem principal o foco na Educação do Campo e assentamentos agrários, baseado em categorias de análise políticas públicas, campesinato e movimentos sociais. Embora a discussão aqui tratada contemple informações a respeito da modalidade de Educação do Campo e a formação de assentamentos agrários, torna-se importante enfatizar o papel e atuação dos movimentos sociais diante do atendimento das pautas engendradas nas duas políticas públicas. Para a constituição deste, utiliza-se de um apanhado histórico discorrendo sobre as primeiras formações e organizações sociais, assim como os conceitos e análises acerca da existência dos movimentos populares. Ao longo do texto, busca-se ainda discorrer sobre a relação existente entre elementos de análise que corroboram e influenciam o ensino do campo e a existência dos assentamentos agrários. Em relação à metodologia, este se fundamenta em uma pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método de análise o Materialismo Histórico Dialético, apresentando ainda, um caráter descritivo e explicativo de fatores condicionantes do processo histórico e político do campo de estudo, fundamentando a descrição concernente aos movimentos sociais e os sujeitos que destes fazem parte.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação do Campo; Projetos de Assentamentos Agrários; Movimentos Populares; Resistência.

Biografia do Autor

Aline Lucas de Souza Gomes, Secretaria de Educação e Desporto Escolar – SEDUC-AM

Possui graduação em Pedagogia pela UFAM (2012), Especialização em Neuroraprendizagem pela Unopar (2019), Esp. em Práticas Pedagógicas pelo IFNMG (2021), Esp.em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada pelo IFSRG (2022) e Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (2023).

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Formada em Estudos Sociais, História e Pedagogia, com mestrado em educação pela UFAM e doutorado em educação pela PUC-SP.Docente do quadro permanente da UFAM, pesquisadora na área da educação do campo e educação indígena.

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Publicado

2024-01-03