MÍDIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM (BRASIL)

Autores

  • Luciana Silva dos Santos
  • Angela Maria Gonçalves de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de um projeto de pesquisa realizado em uma turma de pré II na educação infantil na cidade de Humaitá (AM, Brasil) como trabalho final da especialização em Letramento Digital, oferecida pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Teve como objetivo analisar o uso das mídias como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Como metodologia utilizamos uma pesquisa-ação em uma turma de educação infantil. Elaboramos e aplicamos aulas com o uso das tecnologias e outras sem uso desses equipamentos. Ao final, por meio de desenhos, os alunos avaliaram as aulas, comparando as duas aulas. O resultado nos mostrou que as aulas com vídeos, TV, e demais tecnologias, chamaram mais atenção das crianças do que as aulas sem esses equipamentos, o que se pode concluir que as mídias são aliadas no processo de ensino e aprendizagem, desde que sejam utilizadas com responsabilidade e planejamento adequado a cada faixa etária.

Palavras chave: Mídia; Recurso pedagógico; Educação infantil.

Biografia do Autor

Luciana Silva dos Santos

Docente da Secretaria Municipal de Educação – Humaitá-Amazonas , Brasil.

Angela Maria Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente na Universidade Federal do Amazonas – UFAM – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2022-01-01