CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Autores

  • Janderlane Oliveira Beleza
  • Eulina Maria Leite Nogueira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos sempre esteve relegada a um segundo plano no contexto da educação brasileira. Desde o início do projeto de colonização do Brasil a educação nunca foi destinada à classe subalterna, a classe pobre, sempre esteve a serviço da classe dominante. Diante disso, muitas crianças e jovens não tiveram acesso à educação básica. Na década de 1960, Paulo Freire apresentou uma experiência inovadora em relação à alfabetização de jovens e adultos que procurava valorizar seus conhecimentos de mundo e refletindo sobre sua participação na sociedade brasileira. Como advento da Ditadura Militar essa proposta emancipadora foi descartada e foi criado o Mobral que não conseguiu responder à essa demanda. Somente com o período da redemocratização do Brasil foram criadas alguns projetos para tentar essa dívida que o Brasil tem com a população mais pobre. Assim, neste artigo fazemos um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado e defendido em 2019, no curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas e apresentaremos o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no Estado do Amazonas, com o objetivo de apresentar o percurso histórico da EJA, buscando relacionar com os dados atuais. A metodologia aplicada está pautada numa abordagem de pesquisa qualiquantitativa, enfatizando a pesquisa documental e bibliográfica, procurando na realizar um estudo dentro da teoria crítica da educação.

Palavras chave: Educação; EJA; Alfabetização.

 

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Publicado

2020-07-30