Sobre a Revista

A Revista Ensino de Ciências e Humanidades (RECH)  –  foi criada em novembro de 2017, como projeto editorial vinculado ao PPGECH-UFAM, com o objetivo de ser um canal para divulgação de estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, com ênfase para os domínios  do Ensino, Educação em sentido amplo, cidadania, soberania, sociedade, bem viver social, diversidade e bem comum.

RECH – Revista Ensino de Ciências e Humanidades, é uma revista publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus de Humaitá, AM.

Periodicidade: Fluxo contínuo, Qualis B2, disponibilizada no formato eletrônico. Destina-se à publicação de artigos científicos, inéditos multi/interdisciplinares, voltados para área de Ensino, tendo como autores Doutores, Mestres e alunos de pós-graduação (Mestrandos e Doutorandos). O periódico está aberto a contribuições originais de pesquisas neste domínio e reúne um conjunto de pesquisadores colaboradores de diferentes contextos históricos e geográficos do Brasil,  Cuba, Espanha, México, Moçambique, Angola, Bolívia e Portugal. Também está aberto para ampliar a colaboração de outros pesquisadores

-A RECH não cobra pela submissão de trabalhos, não há custos para os autores. Esta revista também oferece acesso livre imediato, favorecendo a democratização do conhecimento.

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ: AVANÇOS E DESAFIOS DA INTERIORIZAÇÃO E EXPANSÃO DA PÓSGRADUÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO E BRASILEIRO – ABORDAGENS MULTIDISCIPLINATES

EDIÇÃO v.10, Nº. 1, Jan-dez-2026 – FLUXO CONTÍNUO

JUSTIFICATIVA: A presente chamada tem como objetivo refletir sobre os desafios da interiorização e expansão da pós-graduação stricto sensu, no contexto amazônico e brasileiro, a partir da celebração dos dez (10) anos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no campus “Vale do Rio Madeira”, sediado no município de Humaitá. O PPGECH é o único no interior do Estado do Amazonas, consolidado, dedicado à qualificação de pesquisadores em nível de Mestrado, com Nota-4 no quadriênio 2017-2020.

Esta chamada pretende fomentar o diálogo e reflexões de forma multidisciplinar, que se relacionam com a INTERIORIZAÇÃO e EXPANSÃO da Pós-graduação stricto sensu. A expectativa é contribuir para o incremento de políticas para a pós-graduação, ampliação de novos cursos no interior do Amazonas e demais Estados brasileiros.

Serão priorizados temas ligados ao ensino, na perspectiva da interiorização e expansão, que dialogam com a qualificação profissional, formação de professores, políticas afirmativas, internacionalização, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, culturas universitárias, currículos, pesquisa comparada, práticas pedagógicas, trajetórias acadêmicas, tecnologias educacionais e digitais, saúde e qualidade de vida na universidade.

Para esta Edição haverá Seções Específicas: Seção I: temas relacionados a interiorização no contexto amazônico e brasileiro; Seção II: temas relacionados a pesquisa na Área de Ensino e Multidisciplinar; e Seção III: Entrevistas e Resenhas.

PRAZOS E ORGANIZADORES

Datas para envio

01 de janeiro de 2026 a 15 de outubro de 2026, na página da RECH

https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/index

Publicação

V. 10 n.1  jan/dez (2026) – FLUXO CONTÍNUO

Organizadores

Dra. Eliane Regina Martins Batista (PPGECH/UFAM)

Dr. Josemar Farias da Silva (PPGECH/UFAM

Dr. Valmir Flores Pinto (PPGECH/UFAM)

 

Humaitá, 17 novembros 2025

Prof. Dr. Valmir Flores Pinto

Editor – RECH

OBSERVAÇÃO: Todas orientações e normas, Template na página da Revista: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/index

 

Tendo em vista o FLUXO CONTÍNUO DA REVISTA RECH, os artigos serão publicados de acordo com a conclusão do processo de editorial (recebimento, avaliação e aceite).

AGRADECEMOS.

A revista se materializa como projeto editorial fluxo continuo vinculado ao Programa de Pós - Graduação Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH-UFAM, sediado em Humaitá, Sul do Amazonas, valoriza estudos e pesquisas associados às seguintes temáticas:

  • Ensino de ciências e humanidades na perspectiva da qualidade, soberania, inclusão; diversidade e socioeconomia;
  • Colonialismo e pós-colonialismo e qualidade da educação e ensino;
  • Povos, civilizações e culturas ancestrais tradicionais em geral, valorizando os cenários Latino Americano e Africano;
  • História ambiental, consciência ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade;
  • Qualificação profissional e formação de professores;
  • Internacionalização, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade;
  • Interiorização e expansão do ensino superior;
  • Didática, tecnologias educacionais e digitais
  • Políticas públicas em ensino e políticas afirmativas.

Indexadores: o periódico possui 4 indexadores:

3 Nacionais: Portal de Periódicos UFAM, Livre! e Sumários e

1 Internacional: Google acadêmico.