O aprisionamento da razão

uma análise da participação do IDORT no desenvolvimento da educação profissional no Brasil

Autores/as

  • Pedro Rafael Costa Silva Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Stephanie Barros de Araújo Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Ivo Batista Conde Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11824

Palabras clave:

IDORT. Educação profissional. Capitalismo brasileiro.

Resumen

La formación profesional es un fenómeno ampliamente debatido en la contemporaneidad. El objetivo del presente trabajo fue analizar los fundamentos ontológicos de su génesis en Brasil como propuesta madura de formación de conciencia -especialmente en el seno de la clase trabajadora-, centrándose en las décadas de 1930 y 1940. Dicho esto, el artículo se dedica a estudiar los primeros años del Instituto de Desenvolvimento e Organização Racional do Trabalho - IDORT, absorbiéndolo como una importante célula de propagación de la racionalidad burguesa en el campo educativo. Destacamos que el trabajo fue desarrollado a partir de una investigación bibliográfica, teniendo como soporte metodológico el materialismo histórico-dialéctico. Como elemento conclusivo, afirmamos que el Idort se constituyó como un hito para la asimilación de patrones de organización del trabajo del siglo XX como el taylorismo, contribuyendo directamente a la maduración de la educación profesional como prototipo conceptual y de contenido del soerguimento del moderno capitalismo brasileño. Finalmente, afirmamos que se trata de una experiencia relevante de la relación entre trabajo y educación, pues demuestra que el desarrollo de las fuerzas productivas exigía una plataforma ideológica compatible con su objetivación. En este aspecto, la educación profesional en Brasil ayudó a construir caminos formativos para la sedimentación de relaciones sociales fundadas esencialmente en la lógica bancaria donde la productividad es tomada como piedra angular.

 

Palabras claves: IDORT; Educación profesional; Capitalismo brasileño.

Biografía del autor/a

Pedro Rafael Costa Silva, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutorando em Educação pela Universidade estadual do Ceará - UECE. Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Fortaleza- CE.

Stephanie Barros de Araújo, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) . Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na linha Marxismo e Formação do Educador sob orientação da Professora Dra Maria das Dores Mendes Segundo e coorientação da Professora Dra Helena de Araújo Freres. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2013).  Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará, junto ao grupo Trabalho, Educação e Luta de Classes e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, atua como Professora da Educação Básica do município de Fortaeza e participa do conselho editorial da Revista Arma da Crítica (PPGE-UFC).

Ivo Batista Conde, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2006), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência na Educação Básica e Ensino Superior (GDESB/CNPq - UECE).Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, educação à distância, informática educativa, ensino de ciências e estágio supervisionado. Fortaleza- CE.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

SILVA, P. R. C.; BARROS DE ARAÚJO, S.; CONDE, I. B. O aprisionamento da razão: uma análise da participação do IDORT no desenvolvimento da educação profissional no Brasil. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11824. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11824. Acesso em: 11 may. 2024.