O aprisionamento da razão

uma análise da participação do IDORT no desenvolvimento da educação profissional no Brasil

Authors

  • Pedro Rafael Costa Silva Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Stephanie Barros de Araújo Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Ivo Batista Conde Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11824

Keywords:

IDORT. Educação profissional. Capitalismo brasileiro.

Abstract

Professional education is a widely debated phenomenon in contemporary times. The objective of the present work was to analyze the ontological foundations of its genesis in Brazil as a mature proposal of conscience formation - especially within the working class - focusing on the 1930s and 1940s. Having said that, the article is dedicated to study the first years of the Instituto de Desenvolvimento e Organização Racional do Trabalho - IDORT, absorbing it as an important cell of propagation of the bourgeois rationality in the educational field. We point out that the work was developed from a bibliographical research, having as methodological support the historical-dialectical materialism. In conclusion, we affirm that the Idort was a landmark for the assimilation of work organization patterns of the 20th century, such as Taylorism, contributing directly to the maturation of professional education as a conceptual and content prototype for the uplifting of modern Brazilian capitalism. Finally, we affirm that this is a relevant experience in the relationship between labor and education, since it demonstrates that the development of the productive forces demanded an ideological platform compatible with its objectification. In this aspect, professional education in Brazil helped to build formative paths for the sedimentation of social relations essentially founded on the banking logic where productivity is taken as the cornerstone.

 

Keywords: IDORT; Professional education; Brazilian capitalism.

Author Biographies

Pedro Rafael Costa Silva, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutorando em Educação pela Universidade estadual do Ceará - UECE. Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Fortaleza- CE.

Stephanie Barros de Araújo, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) . Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na linha Marxismo e Formação do Educador sob orientação da Professora Dra Maria das Dores Mendes Segundo e coorientação da Professora Dra Helena de Araújo Freres. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2013).  Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará, junto ao grupo Trabalho, Educação e Luta de Classes e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, atua como Professora da Educação Básica do município de Fortaeza e participa do conselho editorial da Revista Arma da Crítica (PPGE-UFC).

Ivo Batista Conde, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2006), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência na Educação Básica e Ensino Superior (GDESB/CNPq - UECE).Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, educação à distância, informática educativa, ensino de ciências e estágio supervisionado. Fortaleza- CE.

References

ANTONACCI, Maria Antonieta Martines. Institucionalizar Ciência e Tecnologia: em torno da fundação do Idort. São Paulo (1918 – 1931). In: Revista Brasileira de História. São Paulo. V. 7, nº 14. 1987.

BATISTA, Eraldo Leme. Trabalho e educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: análise do pensamento e das ações da burguesia industrial a partir do IDORT. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. (Coleção Memória da Educação).

BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. Trabalho, educação e hegemonia nos anos 1930 e 1940 no Brasil – análise a partir do IDORT. Revista HISTEDBR On-line, [s. l.], v. 10, n. 38e, p. 114–130, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639754. Acesso em: 22 jan. 2023.

CORREIA, T. de B. ALMEIDA, C. C. O. de. Habitação econômica no Brasil: o IDORT e sua Revista (1932 – 1960). In: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 2013.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II; tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. – São Paulo: Boitempo, 2013.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. In: Dialética da Dependência/ uma ontologia da obra de Ruy Mauro Marini; organização e apresentação de Emir Sader – Petrópolis, RJ Vozes; Buenos Aires CLACSO, 2000.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política /Karl Marx; supervisão editorial de Mario Duayer: Tradução Mario Duayer, Nélio Schneider (colaboração de Alica Helga Werner e Rudiger Hoffman). – São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MARX, Karl.O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. – São Paulo: Boitempo. 2013.

MORAES, José Damiro de. Noemy Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920 e 1930. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 38, p. 485–497, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ep/a/YN8kNRgG8YTtvbybbVsZH4G/?lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2023.

PEREIRA, George Amaral. A educação profissional e o ensino médio no Brasil: meandros, contradições e descaminhos da proposta de integração no Ceará. 2020. - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193446. Acesso em: 22 jan. 2023.

SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. Educação e Profissionalização Profissionalizante: crítica à integração da escola com o mercado. São Paulo. Instituto Lukács. 2017.

AMORIM, G. Profissionalização e escola capitalista: formação para a adaptação. In: Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas: vol. 1 / José Deribaldo Gomes dos Santos, Domingos Leite Lima Filho, Henrique Tahan Novaes (organizadores). – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

TONET, Ivo. Educação e Formação Humana. Ideação (Cascavel). v.8, p. 9-22, 2006.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: Regis Barbosa; Karen Elsabe Barbosa. 4. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

Published

2023-04-10

How to Cite

SILVA, P. R. C.; BARROS DE ARAÚJO, S.; CONDE, I. B. O aprisionamento da razão: uma análise da participação do IDORT no desenvolvimento da educação profissional no Brasil. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11824. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11824. Acesso em: 12 may. 2024.